Câmara oficializa parceria com a FIEMS para implementação de práticas sustentáveis no Legislativo

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Câmara Municipal de Corumbá firmou na manhã de hoje, quarta-feira, 8, um contrato de parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), visando a prestação de serviço especializado de consultoria e assessoria em Sustentabilidade Corporativa e ESG – Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança), para personalização de metodologia do Programa ESG FIEMS.

A assinatura ocorreu durante ato na Casa da Indústria, em Campo Grande e foi um marco para a Câmara Municipal de Corumbá, que foi a primeira do Mato Grosso do Sul, a adotar um importante programa da FIEMS e iniciar um projeto de certificação das práticas sustentáveis, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas.

O ato contou com as presenças do presidente do Legislativo corumbaense, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira); do vereador Elinho Junior, que trabalhou de forma intensa para colocar o programa em prática em Corumbá; Luiz Crosara Junior, vice-presidente da FIEMS; Robson Del Casale, chefe de gabinete da presidente da Federão, e Cláudia Borges, coordenadora do Núcleo ESG da FIEMS.

NA VANGUARDA

A parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a FIEMS coloca o município vanguarda das ações de sustentabilidade promovidas pelo poder público em todo o Estado, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas a líderes mundiais, para que, coletivamente, a humanidade possa dissociar o crescimento econômico da pobreza, da desigualdade e das mudanças climáticas.

O trabalho será coordenado pelo Núcleo de ESG da Fiems e contempla diversas ações que envolvem capacitação e desenvolvimento de pessoas, realização de eventos e ações voltadas aos públicos interno e externo da Câmara Municipal.

O presidente do Legislativo corumbaense, vereador Bira, destacou o ato como extremamente importante, resultado de um trabalho iniciado em julho, quando da primeira reunião com integrantes do Núcleo ESG da FIEMS, viabilizada pelo vereador Elinho Junior, que fez a ponte entre a Federação das Indústrias e a presidência da Câmara.

“É uma parceria importante e a FIEMS nos dará todo suporte técnico, seu conhecimento, seu know-how para implantação do programa e a Câmara de Corumbá passa ser a primeira do Estado a firmar um convênio desse tipo, voltado para a Gestão Pública”, comentou Bira.

O presidente citou que a expectativa é estar em um estágio bem avançado em 2024. “Alguma das práticas a Câmara já está adotando que é o desenvolvimento de um projeto de energia voltaica, produção de energia limpa”, informou reforçando que a Câmara já trabalha pensando no futuro adotando práticas de sustentabilidade.

O PROGRAMA

O Programa Câmara Corumbá Sustentável (CCS) tem como objetivo estimular a implementação de práticas sustentáveis, em consonância com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

O documento assinado visa promover a capacitação, qualificação e incorporação de práticas sustentáveis e adoção de critérios ESG no âmbito das atividades da Câmara Municipal de Corumbá, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo de Sustentabilidade e ESG da FIEMS.

O desenvolvimento socioeconômico sustentável demonstra-se cada vez mais relevante no cenário nacional atualmente, seja através da elaboração de leis, decretos e/ou parcerias, no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. E nesse contexto, no município de Corumbá, não será diferente.

Para tanto, se torna essencial que os legisladores e colaboradores da Câmara Municipal sejam qualificados para acompanhar as mudanças que este cenário exige, bem como capacitados para avaliar as especificidades da região e cumprir seus objetivos previsto na Lei Orgânica do município.

O projeto, denominado Câmara Corumbá Sustentável, tem o objetivo de capacitar todo o corpo do legislativo municipal, conectando a instituição a diversas redes de apoio conceituadas nas áreas de Sustentabilidade e princípios ESG, bem como implementando práticas sustentáveis já aderidas por diversos órgãos públicos do país.

O objetivo deste trabalho é transformar a sociedade corumbaense por meio de um trabalho conjunto da Câmara Municipal, da FIEMS e de todos os atores envolvidos, de maneira a atender o disposto nos artigos 6º, 7º, 42º e 43º da Lei Orgânica do Município de Corumbá, que trata dos objetivos fundamentais e competências do Município e da Câmara.

O projeto não se limita apenas a qualificar os colaboradores da Câmara, mas também transformar a cidade de Corumbá em um local melhor para todas as partes interessadas.

A responsabilidade pela coordenação e execução do projeto está atribuída a FIEMS, que se compromete a realizar todas as ações necessárias para alcançar os objetivos e benefícios estabelecidos no planejamento e cronograma previstos.

Mais Artigos