Vereador propõe estacionamento privativo para pessoas com TEA

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Projeto de Lei

O vereador Yussef Salla apresentou um Projeto de Lei esta semana na Câmara, que obriga a implantação de vagas de estacionamento preferenciais reservadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sinalizadas com o símbolo mundial de conscientização do autismo, inclusive com demarcação horizontal.

Conforme o edil, as vagas referidas devem equivaler ao percentual definido na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, garantindo-se no mínimo uma vaga devidamente sinalizada com as especificações de desenho do Símbolo Mundial de Conscientização do Autismo.

Nas áreas de estacionamento de uso público e coletivo, em vias públicas, serão reservadas vagas específicas e devidamente sinalizadas. Segundo Yussef, o Projeto de Lei tem por objetivo atender aos autistas possibilitando o estacionamento facilitador para esta pessoa, assim como é feito para outros que apresentam deficiência de diferentes graus e necessidade.

“Queremos com este projeto, atuar como facilitador para aqueles que apresentam o transtorno, e que possam se valer desses espaços para estacionar com maior facilidade e segurança”, justificou, pedindo apoio dos demais pares na aprovação da proposta.

Além do Projeto de Lei, o vereador apresentou um requerimento em que pede do diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Paulo André de Araújo Júnior, a implantação de estacionamento exclusivo para pessoas com Transtorno de Espectro Autistas (TEA), conforme a Lei 12.764/2012, que definiu o TEA como pessoas com deficiência (PCD), a exemplo do que ocorre com pessoas com deficiência.

Explicou que “os autistas têm direito à vaga especial no estacionamento público e privado, mesmo que não sejam os condutores do veículo”, e que “a dificuldade de locomoção no caso do autista, acontece não por causa de uma deficiência física, mas sim devido a desordem sensorial”.

Mais Artigos