Dois momentos marcaram ontem, segunda-feira (29), em Corumbá, o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. Os atos ocorreram durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, parceira da comunidade, que tem uma enorme importância na economia da região pantaneira.
Em um primeiro momento, o vereador Samyr Qualhada apresentou um requerimento que foi assinado também pelo vereador Allex Dellas, concedendo Moção de Congratulações e Aplausos ao dia 29 de novembro, como forma de lembrar a data, “com os votos de que o seu povo alcance a autodeterminação e a criação de seu estado, já reconhecido pelo Brasil e por mais de 139 países, livre e soberano, conforme o Direito Internacional, as Resoluções da ONU e os acordos Internacionalmente reconhecidos, vivendo em paz e segurança ao lado de todos os seus vizinhos”, justificou.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e as moções deverão ser encaminhadas à Embaixada do Estado da Palestina, em Brasília, bem como à Federação Árabe Palestina do Brasil, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, “que fazem parte de nossa linha de frente durante toda essa Pandemia que vivenciamos e que exercem com toda maestria tal função essencial a vida”, explicou.
NA TRIBUNA
Já em um segundo momento, um dos integrantes da Comunidade Palestina em Corumbá, Omar Fares, fez uso da palavra na Tribuna da Câmara, lembrando a data, a luta do povo palestino e os laços de amizade com o Brasil.
Fares destacou que data não poderia passar em branco. Disse que, devido à pandemia da Covid – 19, as celebrações estão sendo diferentes, seguindo o que determina as autoridades de saúde, mas importantes para lembrar a todos, a luta e a determinação de um povo pela criação do Estado Independente.
Agradeceu o apoio que a comunidade tem recebido das autoridades corumbaenses, inclusive do poderes Legislativo e Executivo; da criação da Praça Palestina, localizada na Avenida General Rondon, ao lado da Escadinha da 15 de Novembro, cuja Lei foi aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes, entre outras conquistas.
O presidente do Legislativo, vereador Roberto Façanha, destacou a luta da comunidade palestina que tem participação importante no desenvolvimento econômico da cidade.
A DATA
O Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino é uma data comemorativa instituída pelas Nações Unidas, para lembrar o aniversário da Resolução 181 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 29 de novembro de 1947, que aprovou o Plano de Partição da Palestina, que consistia na divisão da área do Mandato Britânico da Palestina em dois estados: um estado judeu e outro um estado árabe.
A data possui extrema relevância para o direito e a autodeterminação dos palestinos, na busca pelo fortalecimento da memória sobre a população e o compromisso de solidariedade assumido pela ONU. É um dia carregado de memórias e significados para toda a comunidade internacional que entende a luta palestina em relação à questão transfronteiriça.