Dentro das prioridades de combate ao crime organizado, o Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, tem entre seus projetos estratégicos o Programa Guardiões da Fronteira, que busca blindar o país da entrada de armas, drogas e produtos contrabandeados na faixa de fronteira. Entre as linhas de atuação estão as operações integradas, aquisição de equipamentos, capacitações e bases operacionais informatizadas.
Uma das principais vertentes do Programa é a chamada Operação Hórus, realizada em parceria com forças de Segurança dos Estados, nas regiões de fronteira do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, estado com grande extensão de fronteira, a Polícia Militar de MS tem seguido o modelo utilizado em outras unidades da federação, desencadeando uma série de ações de segurança.
Por possuir diversas cidades de sua área de atuação que fazem fronteira com o Paraguai e a Bolívia, o Comando de Policiamento de Área 3 da PMMS (Grande Comando da PM responsável pela gestão das cidades localizadas na região Oeste do Estado) tem executado desde o ano passado, diversas ações de combate ao crime, tanto na promoção de capacitações em parceria com o Governo Federal, quanto no envio de efetivo, viaturas e estrutura logística em busca de bons resultados.
A ideia principal é, sobretudo, intensificar as ações de Segurança na região de fronteira a fim de impedir a entrada de drogas, cigarros, armas, munições e outros produtos ilegais.
Comando de Policiamento de Área 3 – Sua Segurança é a nossa prioridade!
Fonte: @1cipm.pmms
Imagem: 2°Sgt PM Benevides, 3° Sgt PM Marques, Cb PM Chaparro e Sd PM Leonardo
*(Assessoria de Comunicação Social do CPA-3/PMMS)