O vereador Yussef Salla sugeriu, durante sessão da Câmara Municipal, a criação do projeto “Adote uma árvore – Corumbá mais verde”, como forma de estimular a população, associações de moradores, organizações não governamentais e empresas estabelecidas na cidade, a se tornarem agentes ativos no processo de arborização urbana, proporcionando um clima mais ameno em uma das regiões mais quentes do País.
A sugestão foi feita por meio de um Projeto de Lei voltado para melhorias urbanísticas, paisagísticas e manutenção da arborização existente na cidade, bem como promover a relação harmônica entre os moradores e a vegetação nativa.
“É uma forma que todos possam cooperar para a diversidade arbórea nativa no meio urbano; estimular a valorização do ambiente onde vivemos através da qualidade de vida”, enfatizou.
O projeto prevê plantio de árvores da flora nacional, podendo também ser frutíferas, mediante estudo técnico adequado de seus locais de plantio, e que todas as mudas deverão, obrigatoriamente, estarem cercadas por protetores adequados, a fim de evitar danos às mesmas e propiciar seu desenvolvimento adequado e completo.
O Projeto de Lei prevê ainda que as mudas poderão ser objeto de adoção, inclusive as árvores já existentes e as plantadas pelo Poder Público, caso se encontre em fase de desenvolvimento ou que já alcançaram seu porte e desenvolvimento completo.
“O nosso projeto prevê ainda penalizações com multar para quem destruir ou praticar atos de vandalismo contra as arvores deste programa”, citou, lembrando que as árvores são indispensáveis na natureza, auxiliam na purificação e umidade do ar, além de outros benefícios importantes.
FRUTÍFERAS
Ainda durante sessão da Câmara, Yussef Salla sugeriu à diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid, a criação de um projeto de arborização e áreas verdes, espécies frutíferas, com plantio nas ruas, avenidas e outros locais públicos de Corumbá. “É uma medida importante que, além de embelezar a cidade, vai contribuir para alimentação saudável das pessoas”, completou.