Prefeitura discute protocolo de atendimento médico com representantes da Bolívia

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Os protocolos de atendimento na área da Saúde Pública foram discutidos nesta terça-feira, 17 de janeiro, entre representantes da Prefeitura de Corumbá e das cidades bolivianas de Puerto Suárez e El Carmen Rivero Torres. O cônsul da Bolívia em Mato Grosso do Sul, Simons William Durán Blacutt, também participou do encontro.

Além do prefeito Marcelo Iunes, o procurador-geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle Júnior, a secretária municipal de Saúde, Beatriz Assad, a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisangela Sienna Oliva, o assessor executivo da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Sandro Asseff, e o chefe de gabinete, Elbio Mendonça, participaram da discussão.

O prefeito de Corumbá reiterou a parceria entre a Prefeitura e as cidades bolivianas da fronteira, mas enfatizou que Município segue rigorosamente a Legislação brasileira. “Atendemos todos os casos de urgência e emergência que chegam na UPA ou no Pronto Socorro, seja essa pessoa brasileira ou estrangeira”, afirmou o chefe do Executivo.

“Mas quanto às internações na Santa Casa, isso não depende da Prefeitura. Apesar da intervenção que vem desde 2010, o hospital mantém sua independência da gestão pública municipal”, complementou o prefeito, destacando que qualquer situação de negligência ou de atendimento negado deve ser comunicada oficialmente via Ouvidoria.

“Dentro daquilo que nos permite a Lei, atendemos nossos irmãos bolivianos da melhor forma possível. Isso não só na Saúde, mas também na Educação, onde temos muitos residentes na faixa de fronteira matriculados na REME. O que não podemos é extrapolar o que o SUS (Sistema Único de Saúde) nos autoriza”, completou Marcelo Iunes.

A secretária municipal de Saúde destacou ainda que a internação na Santa Casa segue a Central de Regulação. “Existem situações que o cidadão boliviano chegar aqui de ambulância, é atendido na rede de urgência e emergência, é estabilizado e depois encaminhado de volta para a Bolívia, onde o tratamento deve prosseguir”, detalhou Beatriz.

O cônsul da Bolívia em Mato Grosso do Sul pediu que a Prefeitura formalize um protocolo de atendimento para estrangeiros na Rede Municipal de Saúde de Corumbá. Esse documento será encaminhado para as prefeituras bolivianas da fixa fronteiriça, com o objetivo de conscientizar a população dessas localidades sobre os procedimentos médicos no Brasil.

Cultura e Turismo

Durante o encontro, o fortalecimento das ações conjuntas na área da Cultura e do Turismo entre o Brasil e a Bolívia também foram debatidos. De imediato, está acertada a participação de pelo menos duas manifestações bolivianas na programação oficial do Carnaval de Corumbá. A ideia inicial é incorporar as atrações na noite do Carnaval Cultural, tradicionalmente realizado na terça-feira de folia.

Mais Artigos

Em Campo Grande Corumse Destaca no Feirão

A Fundação de Turismo de Corumbá participou do Feirão do Turismo, Rota Pantanal Bonito – Corumbá, Jardim, Bodoquena e Miranda, que aconteceu de 6 a 12 de março,