Seminário orienta sobre procedimentos em situação de ruptura de barragens de mineração

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Seminário Orientativo para procedimento em hipótese de ruptura de Barragens de Mineração foi realizado na quinta-feira, 26 de maio, tendo como público alvo as comunidades residentes à jusante do barramento de mineração denominada Barragem Sul, a segunda maior da região de Corumbá, distante cerca de 25 km do centro urbano, cujo acesso se dá pela BR 262, de propriedade da empresa Vetria, do grupo Vetorial Mineração.

O seminário se desenvolveu na Sala de Instrução do SENAI com o objetivo de contextualizar sobre o Plano de Contingência para Barragens de Mineração, que é um instrumento técnico de responsabilidade e consolidado pelo órgão municipal de proteção e defesa civil, onde são definidos os procedimentos, ações e decisões a serem adotados pelos órgãos envolvidos, diante da ocorrência de um desastre, com vista a aumentar a capacidade de resposta na preservação da vida.

A iniciativa teve o propósito de apresentar o ‘Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração’, que é outra ferramenta  de responsabilidade da empresa mineradora, onde foi demonstrado as atuais condições estruturais de segurança da barragem, a legislação que trata do assunto, os instrumentos de monitoramento e controle,  os níveis de emergência, a mancha de inundação, a zona de auto salvamento, o sistema de alerta e alarme, as rotas de fugas e os pontos de encontros a serem utilizados em caso de emergência.

No dia seguinte, 27 de maio, no período matutino, foi realizado o teste das 12 sirenes instaladas estrategicamente na Zona de Auto Salvamento, acompanhado por técnicos da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, a fim de verificar a sua funcionalidade, inclusive quanto aos decibéis mínimos exigidos pela legislação.

“Cumpre destacar que essa reunião pública dentro do ciclo de Gestão de Risco, traz consigo o fortalecimento da cultura da prevenção e da preparação e segue o cumprimento do protocolo exigido em legislação própria, bem como precede o Simulado Prático que já está sendo planejado para o segundo semestre deste ano”, afirmou Isaque do Nascimento, Superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil de Corumbá-MS.

O seminário foi conduzido de forma compartilhada pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil e pela área de Gestão de Emergência em Barragens da empresa mineradora Vetria, com suporte técnico da Poente Engenharia e Consultoria, empresa especializada em projetos e consultorias em barragens.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Mais Artigos

Energisa investe em eficiência energética

Programa de Eficiência Energética da Energisa (PEE) visa a substituição de equipamentos antigos por novos, aptos ao consumo mais eficiente de energia elétrica. A concessionária responsável pelo abastecimento