Com blitz educativa, Município reforça ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

“Realizamos ações ao longo do ano, porém elas são enfatizadas em maio em razão do crime bárbaro ocorrido contra uma menina de 8 anos, em Vitória (ES). Hoje, há uma lei na qual todas as entidades, as secretarias elas são engajad6as nessa sensibilização da população contra o crime do abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Que os crimes sejam denunciados, que a sociedade não se cale. Criança é para brincar e não deve ser abusada, deve ser protegida por todos. Então, que as pessoas denunciem mesmo, não se omitem, não se calem”, disse a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

Na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoveu uma blitz educativa, na esquina das ruas Frei Mariano e Dom Aquino, alusiva ao ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes’, que é celebrado hoje.

“Trabalhamos o ano inteiro e intensificamos as ações agora em maio, quando é realizado em 18 de maio, o ‘Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes’. No carnaval também enfatizamos essa questão. Assim como no Brasil, Corumbá tem índices altos e por meio da Secretaria de Assistência Social, da Gerência e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Corumbá executa esse trabalho o ano inteiro, com a parceria e acompanhamento do  Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário. Temos uma rede de proteção socioassistencial funcionando para que a gente consiga diminuir essa situação no município”, explicou a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

A secretária esclareceu que após a chegada da denúncia, a rede de proteção entra em ação. “A partir do momento que recebemos a informação, tomamos todas as medidas e procedimentos cabíveis para cada caso. Qualquer órgão nosso é uma porta de entrada para a denúncia de casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”.

Amanda Iunes detalhou que o Município garante recursos para entidades assistenciais que trabalham no acolhimento às vítimas. “O Município repassa recursos para dar suporte e ajudar entidades a atenderem essas crianças e adolescentes vítimas. Estamos atentos à situação de violação de direitos e regularmente é feito esse repasse para atendimento a essas crianças e adolescentes”.

“A Prefeitura, através do Fundo Estadual da Assistência Social (FEAS), faz o repasse para essas instituições, entidades, cadastradas que trabalham com crianças e adolescentes. O FEAS é distribuído pela Secretaria Municipal, é conforme o número de crianças que atende. Também repassamos recursos do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS)”, complementou a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania.

Direito a brincar

A gerente de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Renata Papa, contou que o trabalho do Município, com as crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, é bastante cuidadoso. “O abuso sexual é tenso, é uma imposição de poder. O trabalho é com o objetivo de que consigam superar assa violação. Demonstramos que criança tem direito a brincar, a estudar, direito à cultura, esporte e lazer”, disse.

“Estudos e pesquisas mostram que o abusador, o agressor, ele é próximo da vítima, muitas vezes está dentro da própria casa. São pais, padrastos, tios, irmãos, primos. Precisamos envolver a família, levar discussão o conhecimento para as casas das pessoais. A outra parcela de abusadores é de pessoas próximas, vizinhos, colegas, professores. Usam de coação para que não contem, ameaçam. Isso envolve o abuso, o abuso não é só físico, tem todo o agravo psicológico, que precisa ser acompanhada porque vai levar muitos anos da vida para superar, é um trauma. O CREAS inicia o acompanhamento que, normalmente, leva anos de tratamento”, complementou Renata.

Coordenadora do CREAS, Marcele Andrade Teixeira, pontuou como é feito o trabalho do Centro de Referência Especializado de Assistência Social. “Atendemos vítimas de abuso, exploração, violação de direitos. E idosos também.  O CREAS é um local de atender vitimas. Chegam pelo Conselho Tutelar, temos o Disque 100, que você denuncia sem se identificar. E nossa equipe atende. Iniciamos o atendimento com a vítima e acionamos a rede se precisa de atendimento médico, remédio, terapia. O Município tem cuidado com a vítima e se há necessidade temos as casas de acolhimento. O foco do nosso trabalho é proteger a vitima”, finalizou.

Ao longo deste mês, a Secretaria já realizou as seguintes atividades voltadas para o enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes: 09/04 – Palestra na escola Maria Leite; 13/05 – Cine com crianças atendidas no CREAS; 11/05 –  colóquio na ONG Caij; 14 e 18/05 blitz e carreata educativa/informativa alusiva ao dia 18 de maio; manhã cultural no Jardim da independência; 06/05 palestra no CRAS II. Também estão programadas de 23 a 31 de maio – palestras nas Escolas Estaduais; 25/05 – palestra CRAS I; 27/05 – palestra CRAS itinerante; 28/05 – palestra CRAS Albuquerque, mobilização no território e na escola municipal Ângela Maria Perez; fixação de outdoors em pontos estratégicos da cidade.

18 de Maio

O 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente foi criado pela Lei nº 9.970, de 2000, em razão do crime que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada.

Os culpados pelo crime não foram punidos. A criação desta data teve como intuito mobilizar os diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia para a formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente.

Foto: Gisele Ribeiro/PMC
Blitz dia nacional de combate ao abuso e exploração de criança e adolescente
Mais Artigos