Corumbá promove ações no Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, promoveu nesta quarta-feira, 06 de outubro, Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizando atividades importantes que visam sensibilizar e mobilizar a população para o enfrentamento e combate a esse tipo de violência.

Segundo a Coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Marcelle Andrade Teixeira, os dados de atendimentos no CREAS mostram que de janeiro a agosto de 2021 foram registrados 29 casos abuso sexual e 05 de exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Com o objetivo de alertar a sociedade para a proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual, neste ano foram realizamos o 26 Dias de Ativismo, no mês de maio, com atividades como palestras nas escolas e Organizações da Sociedade Civil – OSC, Blitz educativa com distribuições de panfletos e lixocar, utilização de podcast divulgação de vídeo nas aulas on line, além de afixação de cartazes em estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e privados, restaurantes, hotéis, lanchonetes e locais de grande fluxo de pessoas. E agora estamos retomando a mobilização com ênfase na prevenção”, explicou Marcelle.

“O trabalho preventivo possibilita que muitas situações de violência sejam evitadas, conscientizando a sociedade a realizar denúncia em casos de violação de direitos de criança e adolescente”, enfatizou a coordenadora.

A violência sexual, abuso ou exploração, pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há relação de parentesco entre vítima e agressor, e extrafamiliar quando não há uma relação de convivência familiar. O abuso é caracterizado pela utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie.

Como denunciar

O CREAS reforça que em casos de denúncia podem ser utilizados o telefone 0800-647-4488 – Conselho Tutelar ou Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito, sigiloso e que funciona 24h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.

Blitz Educativa dia Nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
Mais Artigos

Dupla envolvida em esquema de desbloqueio é presa

Suspeitos possuíam equipamentos sofisticados para fazer o desbloqueio, incluindo aparelhos de última geração, diz polícia. Vários celulares já foram devolvidos, mas, em dois deles a polícia só tem