Cidade Empreendedora: prefeito destaca potencialidades econômicas de Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Em mais uma etapa de desenvolvimento do programa ‘Cidade Empreendedora’, o prefeito Marcelo Iunes apresentou as potencialidades econômicas de Corumbá aos consultores do Sebrae/MS. A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira, 24 de maio, na sede do Paço Municipal.  O secretário Cássio Augusto da Costa Marques (Desenvolvimento Econômico e Sustentável) participou da agenda.

O ‘Cidade Empreendedora’ é uma parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sebrae/MS. A iniciativa integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver o município.

Aos consultores o prefeito destacou o andamento do programa em Corumbá. “Vejo que o Cidade Empreendedora está agradando muito, principalmente num momento difícil como este”, disse Iunes. Ainda de acordo com o chefe do Executivo Municipal, a estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa “alavancar a cidade por meio do empreendedorismo e fomentar a geração de emprego e renda”. O ‘Cidade Empreendedora’ está em execução desde abril em Corumbá.

Marcelo Iunes apontou que Corumbá tem perspectivas positivas para o desenvolvimento da economia local. “Duas situações nos dão esse indicativo. Estamos trabalhando para viabilizar o gás natural da Bolívia a preço de custo, com ramal. Fomos contemplados com uma usina termoelétrica e só falta a conclusão da questão do gás”, disse o prefeito aos consultores do Sebrae/MS. “Outra situação favorável é o funcionamento da malha ferroviária, que estamos articulando. Com ela, ganharemos mercado interno e externo. Temos esses caminhos positivos para a nossa economia”, afirmou o prefeito.

Prefeito Marcelo Iunes apontou que Corumbá tem perspectivas positivas para o desenvolvimento da economia local

Iunes enfatizou que esses empreendimentos têm forte potencial para geração de emprego na cidade. E isso vai ao encontro à politica de atuação de sua gestão. “Temos em Corumbá uma lei que permite a concessão de estímulos fiscais e incentivos econômicos para empreendimentos que proporcionem maciça criação de empregos diretos na cidade”, pontuou.

O prefeito também ressaltou a importância do comércio e do turismo para o Município. “Temos o turismo um grande setor indutor da economia, assim como o nosso comércio. Nosso objetivo é que se desenvolvam e nessa parceria com o Sebrae quer garantir esse apoio e incentivo para auxiliar nesse fomento”, frisou o chefe do Executivo. “O comércio é um grande gerador de emprego e renda na cidade e precisa cada vez mais do nosso apoio e incentivo”, disse.

“Temos projetos audaciosos em Brasília, como o Distrito Turístico na Orla Portuária de Corumbá e um parque aquático no Marina Gattas”, informou Iunes destacando que a força, a estrutura e organização do Turismo de Pesca na cidade servem de apoio para o fomento de outros segmentos do turismo como o contemplativo e o de esportes.

A reunião contou com participações do gerente regional do Sebrae para Corumbá, Matheus Oliveira, e dos analistas do Sebrae/MS Luciene Mattos; Vitor Faria e Cássio Rodrigues.

Cidade Empreendedora

Com o ‘Cidade Empreendedora’, Corumbá vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”.

São várias iniciativas que englobam o ‘Cidade Empreendedora’ e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, estão o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Dados da Receita Federal apontam que em Corumbá, neste ano, 88% da densidade empresarial do município correspondem aos pequenos negócios. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do ‘Cidade Empreendedora’ é direcionada para auxiliar e propor soluções para o empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

Mais Artigos