Assistência Social e Cidadania antecipa ações para atender população em situação de rua

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A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, se preparou para a chegada das baixas temperaturas. A equipe de Abordagem Social do Centro POP, intensificará a aproximação e encaminhamento da população em situação de rua aos serviços socioassistenciais do Município. Entre as ações estão o monitoramento das áreas onde há maior concentração de pessoas, acompanhamento dos casos e acolhimento na “Casa de Passagem – Albergue da Fraternidade”, localizada na rua Edu Rocha, Lote 85 – Bairro Aeroporto.

O público alvo é a população que utiliza as ruas como espaço de moradia, aqueles que não aceitarem ir para o Albergue, pois não são obrigados a aceitar, receberão cobertas, chinelos, lonas e leite quente para se aquecerem nestas noites frias. Oficialmente o inverno inicia-se no dia 20 de junho, contudo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania juntamente com a equipe do Centro Pop, antecipa as ações mapeando a concentração de pessoas em situação de rua e agindo a fim de minimizar o sofrimento com o frio.

Sobre o Serviço Especializado em Abordagem Social

O Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada, com a função de assegurar a busca ativa nos territórios de incidência de pessoas em situação de rua, risco pessoal ou social em decorrência do uso de álcool ou outras drogas.

A Prefeitura possui também o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua – Centro Pop. A população de rua pode procurar a equipe técnica na Rua Campo Grande nº 2723 – Bairro Aeroporto, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h30min. “O atendimento é sempre visando atender a demanda das necessidades imediatas, como alimentação, oferta de local para higiene pessoal, guarda de pertences, provisão de documentação civil, atendimentos psicossociais, e oficina de redução de danos.

“Oferecemos atendimento e acompanhamento técnico para análise das demandas dos usuários, por meio de entrevista de escuta qualificada e orientação individual e em grupo. Articulamos e encaminhamos à outros serviços socioassistenciais e demais políticas públicas, com vistas a garantia de direitos da população em situação de rua”, completa a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania Amanda Balancieri. Hoje, são realizados uma média diária de 45 atendimentos no local.

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