Preservação de distrito de Coimbra terá diretrizes traçadas por Comitê

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Assinado pelo prefeito Marcelo Iunes e publicado no Diário Oficial de Corumbá, nesta quinta-feira, 22 de abril, decreto municipal oficializando a criação do Comitê de Estudo, Proposição e Articulação com o objetivo de elaborar o Plano de Desenvolvimento Integrado, Fomento e Preservação Histórica e Ambiental do Distrito de Coimbra. Com a publicação, o próximo passo será as entidades contempladas designarem os nomes que irão integrar o grupo.

Desde que tomou ciência, em janeiro, da intenção do Exército em demolir um conjunto de dez casas localizadas na vila civil da localidade, a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico passou a buscar diálogos com a Força Militar, IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e moradores para buscar alternativas à, então, possível demolição das construções históricas.

Reunião realizada pela Prefeitura com o Exército Brasileiro (Foto: Divulgação)

Já no primeiro contato com a organização militar no dia 12 de fevereiro, quando o general de Brigada José Luis Araújo dos Santos, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira recebeu o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson Silva da Cruz, juntamente com o assessor-executivo, Sandro Asseff, e equipe da autarquia municipal, surgiu a proposição da criação do Comitê. Na ocasião, os representantes da autarquia deixaram claro, por meio de estudos técnicos, que o Município era contra a demolição.

“Precisávamos agir rapidamente e demonstrar a importância da localidade de Coimbra não apenas para a cultura, mas outros setores do município. Resguardar a presença dos civis em Coimbra é manter a história, a cultura daquele local, ainda mais quando do Forte está pleiteando um reconhecimento internacional pela Unesco”, lembrou Joílson ao destacar a candidatura do Forte Coimbra como patrimônio da Humanidade em conjunto com demais fortes brasileiros.

No mesmo mês, o prefeito Marcelo Iunes recebeu em seu gabinete uma representação da Associação de Moradores do Distrito de Coimbra. A presidente da Associação, Edir Silva, expôs a preocupação que rondava os moradores tradicionais com a ameaça da derrubada das construções que integram importante aspecto na configuração espacial da vila civil.

Ainda dentro das ações para resguardar as construções em Coimbra, a Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico solicitou reunião com o IPHAN que neste mês deliberou contra a demolição das casas da vila civil.

“A partir de agora, vamos estruturar em conjunto os caminhos para salvaguardar e desenvolver o distrito levando em conta suas peculiaridades e potencialidades”, observou Joílson Cruz.

Mais Artigos