Prefeitura de Corumbá leva primeira dose da Coronavac para ribeirinhos do Alto Pantanal

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

 ribeirinhos que vivem na parte mais alta do Pantanal sul-mato-grossense começaram a receber a primeira dose da vacina contra o novo Coronavírus nesta sexta-feira, 16 de abril. Conforme o cronograma estabelecido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, hoje receberão o imunizante os moradores da região do Domingos Ramos, Castelo e Jatobazinho.

Prefeito Marcelo Iunes e a secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, acompanharam o embarque da equipe, realizado nesta quinta-feira (Fotos: Clóvis Neto)

No sábado a equipe do Município vai atender os ribeirinhos do Porto Santa Catarina, Paraguai Mirim e do São Francisco.  Em seguida, no domingo, serão assistidas as famílias da Serra do Amolar, do Aterro do Binega e da Barra do São Lourenço. No dia 19, segunda-feira, é a vez dos moradores do Rio São Lourenço receberem a primeira dose da Coronavac. No dia 20, quando o barco estiver retornando para a cidade, serão vacinados os habitantes do Tuiuiú e Itajiloma.

O prefeito Marcelo Iunes e a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, acompanharam o embarque da equipe responsável pela vacinação dos ribeirinhos, realizada no final de tarde dessa quinta-feira, 15, do Centro de Convenções do Pantanal.

“Essa é uma etapa muito importante desse processo de imunização. Por viverem em áreas de difícil acesso, as comunidades ribeirinhas foram incluídas nas prioridades do PNI (Programa Nacional de Imunização) e, graças a Deus, conseguimos viabilizar a chegada dessas doses até seu o público alvo”, afirmou o prefeito de Corumbá, lembrando que todo o trabalho segue um rígido plano de biossegurança.

“Todos os profissionais da Prefeitura que estão envolvidos nesse trabalho foram testados na quarta-feira à noite. É uma segurança de que ninguém estará levando o vírus até essas regiões afastadas aqui da cidade”, completou o prefeito. Além dos testes, os servidores e suas bagagens passaram por um minucioso processo de desinfecção antes de subir a bordo do barco Almirante.

A secretária-adjunta de Saúde, Mariluce Leão, que também acompanhou o embarque, reforçou que o trabalho de imunização dos ribeirinhos da Parte Alta do Pantanal é uma parceria da Prefeitura com a ACERT (Associação Corumbaense das Empresas de Turismo). “A Associação disponibilizou a embarcação e o Município vai arcar com o pagamento da tripulação e com o combustível”, explicou.

Conforme determina a Prefeitura, toda a tripulação também foi testada antes da viagem. O procedimento é o mesmo seguido pelos barcos de turismo que partem do Porto de Corumbá. Além da Coronavac, a Secretaria Municipal de Saúde também levou doses da vacina contra a H1N1 para aplicar nos ribeirinhos que não receberem a dose contra o novo Coronavírus. No total são 600 doses de vacinas e 11 profissionais da Prefeitura envolvidos na ação.

Fotos: Clóvis Neto
Fotos: Clóvis Neto
Fotos: Clóvis Neto
Mais Artigos

Feriado Preocupa Secretário de Saúde de MS

Número de pessoas que procuram as unidades de saúde para fazerem os testes de detecção da doença caiu e no feriado prolongado foram registradas aglomerações e festas em