Cidade Empreendedora inicia fase de atendimento a pequenos negócios

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

“O Cidade Empreendedora vai nos ajudar e dar suporte neste momento tão delicado”. A avaliação é da empresária Gláucia Xavier da Silva Samaniego, que recebeu esta semana a visita dos consultores da ação “Sebrae na sua empresa”. A iniciativa faz parte do programa ‘Cidade Empreendedora’, parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sebrae/MS.

Dona de uma loja de loja de artigos Plus Size, Gláucia montou, inicialmente, um brechó na garagem da própria casa e formalizou-se como Microempreendedor Individual (MEI) e contou com orientações da Sala do Empreendedor, mantida pelo Município na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Com o crescimento dos negócios, a empresária deixou a garagem, abriu a sede da ‘La G Fashion’ na rua Sete de Setembro, no bairro Popular Velha, e sua loja agora é Micro Empresa (ME).

Respeitando as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras e álcool em gel, os agentes do Sebrae/MS visitam os pequenos negócios de Corumbá para identificar quais são as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções. A abordagem porta a porta é a primeira fase da execução do ‘Cidade Empreendedora’ no município. A expectativa é que mais de 2.600 pequenos negócios sejam visitados. Além de levar orientação aos empresários, os agentes também têm a função de mapear a necessidade dos empreendedores. O levantamento deve embasar novas ações voltadas para atender esse público.

“Levamos orientação técnica na área de gestão empresarial para os pequenos negócios, além de aconselhamentos voltados para a gestão financeira, marketing digital e vendas. Tudo isso de forma gratuita”, ressaltou Viviane Matos dos Santos, analista técnica do Sebrae/MS, responsável pelo atendimento em todo o Estado.

Cidade Empreendedora

Com o ‘Cidade Empreendedora’, Corumbá vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa alavancar a cidade por meio do empreendedorismo e fomentar a geração de emprego e renda.

São várias iniciativas que englobam o ‘Cidade Empreendedora’ e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Dados da Receita Federal apontam que em Corumbá, neste ano, 88% da densidade empresarial do município correspondem aos pequenos negócios. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do ‘Cidade Empreendedora’ é direcionada para auxiliar e propor soluções para o empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

Sala do Empreendedor 

Em Corumbá, além da ação “Sebrae na sua empresa”, também há a possibilidade de o empresário buscar orientações na Sala do Empreendedor, que fica na rua Cuiabá, nº1333. O espaço atua em parceria com a prefeitura, vem para ajudar o empresário na regularização do empreendimento e é voltado, principalmente, para dar suporte Microempreendedor Individual (MEI). Mais informações podem ser obtidas por meio do número (67) 3232-2223. Já sobre o ‘Cidade Empreendedora’ mais detalhes podem ser conseguidos no telefone 0800 570 0800.

Mais Artigos