No Dia do Livro, Secretaria Municipal de Educação recebe doação de mil exemplares

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

No dia 15 de abril comemoramos o dia do livro. Esse objeto tão enigmático e instigante que condensa histórias e conhecimentos acumulados por nós seres humanos, ao longo dos tempos. Hoje, vivendo essa pandemia do corona vírus, ele tem sido um grande companheiro na vida de muita gente, trazendo alegria, diversão, conhecimento e sobretudo, companhia nos momentos de solidão.

Para comemorar esse dia, o TRM – Teatro Recreativo e Meditativo, em parceria com o Sebo Segunda Mão –  São Bernardo do Campo-SP – de propriedade de Jandir Brasiliense, iniciará o processo de doação de dez mil exemplares de literatura que virão , ainda no ano de 2021, em lotes de mil e dois mil livros, trazidos gratuitamente pela parceria feita com a transportadora SITREX.

O primeiro lote de mil livros será entregue, nesse dia 15 de abril, à Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, que posteriormente redirecionará o destino de cada um deles, seja recheando o acervo das bibliotecas escolares, como  fazendo ações de incentivo a leitura através de doações e/ou empréstimos desses exemplares literários, por meio de ações nas escolas da REME.

Doação foi feita pelo Teatro Recreativo e Meditativo, em parceria com o Sebo Segunda Mão – São Bernardo do Campo-SP (Fotos: Divulgação)

“Essa parceria com o Sebo Segunda Mão surgiu no início de 2020, quando estive conversando com o proprietário – um amigo de muitos anos –  em uma visita feita presencialmente no mês de janeiro, antes da pandemia. Ele se interessou em fazer doações para o meu projeto de teatro, que desde 2015 apresenta peças e intervenções falando da importância do livro e da leitura, assim como ações de leituras dramatizadas e de contação de histórias. Como durante o ano passado todo tivemos restrições, fomos forçados a procrastinar essa ação, porém hoje, já temos firmada inclusive a parceria com o transporte deles”, disse Salim Haqzan, diretor do TRM.

“Esse tipo de parceria entre a Secretaria de Educação, empresas privadas e projetos sociais – como no caso do TRM e do Sebo Segunda Mão – vêm ao encontro da necessidade apresentada pelos  nossos alunos em relação a ampliação do vocabulário, a melhora da escrita, o desenvolvimento do senso crítico e, também, da criatividade. São esses apenas quatro dos diversos benefícios trazidos pelo contato com o livro e a leitura. Além disso, é mais fácil manter o hábito de ler quando ele é adquirido ainda na infância ou na adolescência. Obrigado ao sebo e ao projeto de teatro pela doação dos livros, que será de suma importância e de maneira a aumentar a circulação de livros, incentivar e democratizar o acesso à leitura nas unidades escolares da Reme”, afirmou  o secretário de Educação, Genilson Canavarros.

Lembrando que Corumbá tem a biblioteca mais antiga do estado do Mato Grosso do Sul. A Biblioteca Lobivar Matos foi fundada em 30 de setembro de 1948, em homenagem ao ilustre corumbaense, aclamado pela elite intelectual carioca nos anos 1930, no Rio de Janeiro. Tinha seus poemas publicados na única revista de arte do país, a Fon Fon. Lobivar Matos nasceu em janeiro de 1915 e faleceu em outubro 1947, aos 32 anos de idade. No ano seguinte, foi fundada a biblioteca que tem o seu nome. A mesma, em 1976, ganhou sede própria. Dali foi retirada equivocadamente em 1997, mas, retornou através de um grande gesto de nobreza do prefeito Marcelo Iunes que, em 30 de setembro de 2019, no seu aniversário de 71 anos, retornou ao seu majestoso local.

O TRM – Teatro Recreativo e Meditativo – é um projeto financiado pela Instituição Tenir em Corumbá, que oferece oficinas de teatro para todas as idades, gratuitamente para a comunidade corumbaense, ladarense e da região de fronteira. É de responsabilidade do GETT- Grupo de Experimentos e Truques Teatrais, fundado em 2010. O projeto teve início em 2015, mas nesse momento de restrição, as aulas não estão ocorrendo presencialmente.

Mais Artigos