Saúde realiza capacitação sobre prevenção combinada para atenção primária em saúde

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

No dia 08 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma capacitação para médicos da rede sobre a prevenção combinada ao HIV, às IST e às hepatites virais. E o dia 15, a palestra será para os enfermeiros.

O médico infectologista Hilton Luiz Alves Filho explica a finalidade do curso, “o objetivo desta capacitação é de fortalecer o trabalho em rede, atualizar os profissionais a atenção primária, que é a porta de entrada do SUS, sobre os métodos preventivos e politica pública de prevenção combinada. Visando uma melhor atendimento as populações chaves, com maior vulnerabilidade de contrair alguma das infecções sexualmente transmissíveis”.

O evento seguiu todas as normas de biossegurança.

Corumbá conta com a Profilaxia Pré-Exposição – PrEP

Corumbá conta com novo método de prevenção à infecção pelo HIV, é a Profilaxia Pré-Exposição, mais conhecida como PrEP, se consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes da pessoa ter contato com o vírus.

Pode tomar a PrEP quem tem relação sexual com pessoas que são soropositivas – casais sorodiferentes, trabalhadores (as) do sexo, pessoas trans e gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), e quem frequentemente deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais); tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento; faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV); apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Para fazer parte do programa e ter acesso à medicação basta ir ao Centro de Testagem e Acompanhamento – CTA “Dr João de Brito”, de segunda a sexta, das 7 às 12h, o anonimato das pessoas atendidas e o caráter de credencialidade e éticos são garantidos.

Endereço: Rua Tiradentes esquina com Avenida América, ao lado do Posto De Gasolina Paulista.

Mais Artigos

Bandido invade casa em MS

Três homens foram rendidos dentro de casa por um bandido na noite de quarta-feira (23), na Vila Olinda, em Campo Grande. O carro levado no assalto foi recuperado,