Em reunião com o prefeito, Unicesumar anuncia bolsas de estudo para moradores de Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Em reunião com a direção da Unicesumar, que administra a Faculdade de Medicina implantada em Corumbá, o prefeito Marcelo Iunes foi informado pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Antonio Silva, que a instituição de ensino vai oferecer cinco bolsas de estudo integrais para alunos que estudaram em escolas da cidade e que moram no município.

“Essa iniciativa é muito importante para as pessoas de poder aquisitivo mais baixo, que agora, com esse incentivo, vão poder cursar Medicina aqui em Corumbá”, disse o prefeito. Todo o processo para as bolsas integrais tem critérios que precisam ser observados pelos interessados.

“O curso de medicina, que já está funcionando, era um anseio antigo da população de Corumbá e agora, a Unicesumar valoriza ainda mais a comunidade disponibilizando estas cinco bolsas sociais para quem mora e estudou aqui”, disse Marcelo Iunes. “É muito importante para a cidade, reflete no fomento à nossa economia”, destacou Marcelo Iunes.

O pró-reitor detalhou como se dará o processo para estas bolsas de estudo sociais. “A faculdade que foi implantada aqui em Corumbá, pela Unicesumar, tem um projeto voltado para a população de Corumbá. Então, aquele aluno que mora em Corumbá, que estudou em escola pública em Corumbá, tem uma renda até um salário mínimo e meio, pode concorrer a uma bolsa 100%, totalmente gratuita, para estudar no curso de medicina aqui de Corumbá. Isso é extensivo também à cidade de Ladário”, explicou Marcos Antonio Silva ao afirmar que ao disponibilizar as cinco bolsas de estudo, a universidade cumpre um de seus papéis sociais.

Ainda de acordo com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento os candidatos a bolsistas vão prestar normalmente o vestibular da instituição de ensino. “Durante o vestibular, ele tem a possibilidade de se inscrever para bolsa, desde que atenda aos critérios estabelecidos. Ele participa do vestibular normal, mas sai a classificação específica só para os alunos que estão concorrendo à bolsa. Se ele estiver entre os cinco primeiros, é chamado, assina a intenção da bolsa e começa a estudar”, complementou. O vestibular para ingresso em 2022 está programado para acontecer em agosto. “Embora nós estejamos em pandemia, a faculdade já começou as suas atividades, observando todas as medidas e protocolos de segurança”, ressaltou.

Base policial no parque Zumbi dos Palmares

Cumprindo o termo que formalizou a transferência de área do parque Zumbi dos Palmares para a Unicesumar, a instituição de ensino privado realiza a manutenção do espaço. “Brevemente vamos iniciar a construção do nosso novo campus. Mas, a Unicesumar já faz a reforma para instalação de uma base da Polícia Militar ali no Parque. Alinhamos com o prefeito algumas situações específicas dentro da conservação, de projetos e organização do espaço para que atenda também à comunidade. A Unicesumar chega não só trazendo a faculdade mas, fazendo uma parceria com a Prefeitura para integrar a comunidade local a esse espaço”, frisou Marcos Silva. A Prefeitura vai executar ações externas para garantir acessibilidade ao local.

“A chegada da Unicesumar com o curso de medicina em Corumbá, só foi possível porque o município se habilitou para oferecer o curso. A Prefeitura tem sido muito parceira, no sentido de garantir essa estrutura junto com a Unicesumar, para funcionamento do curso”, concluiu o pró-reitor.

O chefe do Executivo também foi informado sobre o andamento dos cursos de residência médica que o Centro de Ensino Superior de Maringá Ltda – mantenedor da universidade – está implantando para realização na Santa Casa de Corumbá. O o assessor especial Élbio dos Santos Mendonça também participou do encontro.

Reunião aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)
Reunião aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)
Reunião aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC)
Mais Artigos