Prefeito esclarece que seguiu recomendação do MPE ao aderir a Decreto Estadual

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Nesta sexta-feira, 26 de março, o prefeito Marcelo Iunes esclareceu que o Município é obrigado a seguir o Decreto Estadual 15.638, publicado nessa semana e que estabeleceu medidas mais rígidas para contenção da transmissão do novo coronavírus em todo Mato Grosso do Sul.  “Somos, por Lei, obrigados a atender o decreto estadual. O que podemos fazer de diferente é restringir mais”, frisou Iunes.

“Fizemos de tudo para o comércio não fechar. Em nossos decretos tivemos um olhar especial para a saúde e com as necessidades do comércio. O decreto do Governo do Estado tem que ser seguido; houve até uma recomendação do Ministério Público Estadual para que as Prefeituras acompanhassem, caso contrário era passível de penalização por improbidade administrativa”, disse o chefe do Executivo Municipal durante entrevista às emissoras de rádio do Grupo Pantanal de Comunicação.

Marcelo Iunes disse entender que era possível manter o comércio funcionando, sempre seguindo as regras de biossegurança já determinadas pela Prefeitura. Contudo, o agravamento da pandemia fez o Governo do Estado decidir por medidas de redução da mobilidade social. “Somos contra o comércio fechado na parte da manhã. No meu entendimento, poderia funcionar, como estava acontecendo, seguindo as medidas estabelecidas. Infelizmente, muitas cidades de Mato Grosso do Sul estão em crise, com colapso na saúde. Aqui em Corumbá recebemos cinco pacientes de outras cidades. Estamos cobrando do Estado, a fiscalização de festas clandestinas”, afirmou.

O prefeito pediu a conscientização popular para frear o avanço da covid-19 . “Pedimos a conscientização das pessoas, que sempre usem máscaras, álcool em gel e que, também informem ao 190 da Polícia Militar alguma festa clandestina ou aglomeração. Evitem estas  festas clandestinas, porque você estará levando o vírus para sua casa”, disse.

Iunes informou que está trabalhando em casa, no sistema home-office, desde o dia 22 de março, em razão de recuperação de uma cirurgia. “No fim de janeiro eu fiz um procedimento cirúrgico, não é bariátrica nem lipoaspiração. Fiz todo um tratamento e acompanhamento médico para emagrecer, fui obrigado a emagrecer em razão da diabetes. Fiz um procedimento cirúrgico normal e cerca de um mês e meio depois tive uma infecção nessa cirurgia e tive de fazer um novo procedimento para drenar. Estou usando dreno para tirar o líquido da infecção. Foi apenas a drenagem de uma infecção. Acredito que até a próxima terça-feira (dia 30) eu tiro o dreno para voltar e continuar trabalhando. Orações são sempre bem vindas, fortalecem nosso espírito”, declarou.

Ele lembrou também que Corumbá tem recursos para compra de vacinas contra covid-19. O Município só aguarda uma definição do Governo Federal para a aquisição dos imunizantes. “Temos na Prefeitura recursos garantidos, fazemos uma gestão planejada. Temos R$ 1,5 milhão disponíveis para comprarmos vacina para nossa população. Infelizmente não conseguimos ainda, estamos no aguardo do Governo Federal. Queremos adiantar as doses aqui, entramos no consorcio da Frente Nacional dos Prefeitos para adquirir. Esperamos que o o novo ministro da Saúde entenda que a única solução para acabar com a pandemia é a vacinação e libere  a compra pelos municípios para que o Brasil saia o mais rápido possível dessa situação. Queremos adiantar a imunização aqui em Corumbá”, afirmou Marcelo Iunes antecipando que no sábado e domingo, dias 27 e 28, Corumbá tem como programação vacina idosos da faixa de 66 e 65 anos contra a Covid-19. A ideia é chegar na próxima semana com imunização até 60 anos.

Mais Artigos