Prefeito reforça parceria com Rede Feminina de Combate ao Câncer nos 15 anos da instituição em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes participou das comemorações dos 15 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá (RFCCC). A celebração aconteceu durante café da manhã realizada na sede da instituição, localizado na rua 15 de Novembro, 1007, entre as ruas Colombo e Cabral, área central da cidade.

“É uma grande satisfação participarmos dessa comemoração. São 15 anos de uma luta, que graças a Deus está dando certo. Sempre apoiamos as ações e, como prefeito, continuamos ajudando”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.  “A Prefeitura está à disposição, de portas abertas”, disse Iunes ao destacar a parceria que o Município mantém com a Rede Feminina “é muito importante para a cidade”.

Uma das ações desenvolvidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá é o auxílio aos pacientes, do Sistema Único de Saúde (SUS), com entrega de cestas básicas, fraldas e até com suplemento nutricional, fundamental para quem está passando pelo processo de quimioterapia.

Iunes ressaltou que em 2019 a Prefeitura cedeu para a Rede Feminina o imóvel onde funciona a seda da instituição. O imóvel foi cedido por meio de um Termo de Permissão de Uso de Bem Público, devendo ser utilizado para o desenvolvimento pleno de suas atividades, que visa o apoio a pacientes oncológicos e seus familiares. “A Rede Feminina ajuda muito o Município com o serviço que é prestado voluntariamente”, complementou.

O prefeito reforçou que a saúde é uma preocupação constante de sua administração e citou sua preocupação em garantir as doses necessárias vacina contra a covid-19. O Governo Federal sancionou Projeto de Lei (PL) – n° 534/2021 – autorizando estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19 com registro ou autorização temporária de uso no Brasil.

“Hoje mesmo estamos nos reunindo com os secretários de Saúde e de Finanças do Município para finalizarmos o processo de 10 mil doses duplas para vacinarmos toda a população idosa da cidade, bem como os professores e administrativos da Educação para que a gente possa retornar as aulas com segurança. Também temos mais 10 mil doses para comprar, mas estas previstas para o período entre abril e maio”, antecipou durante o café da manhã na Rede Feminina, que contou com participação de pacientes assistidos pela instituição. “Com isso vamos nos antecipar e o importante é esse investimento em saúde”, afirmou o chefe do Executivo corumbaense.

Presidente da Rede Feminina, Sabina Acosta da Costa, agradeceu a presença do prefeito na celebração dos 15 anos da instituição em Corumbá, completados no último dia 08 de março. Também exaltou a parceria da Rede com a Prefeitura. “É muito importante para nós a parceria com a Prefeitura. Há pouco mais de um ano o prefeito fez a sessão de imóvel para funcionamento da nossa sede. Esta parceria nos ajuda muito. Hoje temos entre 180 e 220 pacientes, atendidos pelos SUS, cadastrados na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá”, finalizou.

A Rede conta com o voluntariado de uma advogada e de assistentes sociais que agilizam esses pedidos. Além disso, fisioterapeutas, psicóloga, nutricionistas e terapeuta reiki também atuam como voluntárias. No total, são mais de 20 mulheres ajudando nas atividades cotidianas da entidade.

**Fotos: Clóvis Neto/PMC

Mais Artigos

leitos UTI Covid

Ponta Porã sofre risco de “improvisar atendimento” para infectados o comitê de combate ao Covid de Ponta Porã irá se reunir com o comércio para avaliar medidas mais