Pantanal registra 301 focos de calor nos primeiros 15 dias

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Pantanal registrou 301 focos de calor somente nos primeiros 15 dias de fevereiro, de acordo com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP). No Pantanal sul-mato-grossense foram registrados 161 focos de calor, o que representa 53% do total.

No Pantanal de Mato Grosso, estado vizinho, foram detectados 140 pontos de calor. Os números de 2021 são menores do que os registrados em 2020. No ano passado, no mesmo período, foram registrados 727 focos de calor, 424 em MT e 303 em MS. Se comparados os números dos dois anos, houve uma queda de 58% nos pontos de calor em 2021.
O número é menor, porém a preocupação com o bioma persiste. Os focos de calor são pontos que podem se tornar um foco de fogo ou até mesmo um grande incêndio. De acordo com o IHP, foram detectados pontos de calor em quatro municípios do estado – Aquidauana, Corumbá, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso do Sul.


Os especialistas do IHP explicam que os focos de calor não são o incêndio propriamente dito, mas indicam a possibilidade de fogo.

“É um dado capturado pelos satélites de monitoramento que estão a uma altitude de 700 a 900 km sobre o planeta. Os sensores do satélite registram temperaturas acima de 47°C, indica a possibilidade de fogo em um elemento de resolução da imagem”, o instituto destacou a explicação em nota.

Mais Artigos