Prefeito anuncia plano para retomada do Carnaval de Corumbá em 2022

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Em entrevista coletiva, transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura Municipal, o prefeito Marcelo Iunes confirmou oficialmente o cancelamento do Carnaval 2021 de Corumbá. Iunes explicou que em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus é prudente adotar medidas que garantam a segurança da saúde da população. “Infelizmente com a pandemia não podemos realizar o Carnaval este ano. Pedimos um estudo, um levantamento para a Secretaria Municipal de Saúde para avaliarmos a situação”, afirmou o prefeito.

Iunes enfatizou que o carnaval é um evento de extrema importância para Corumbá, “fomenta economia da cidade, gera emprego e renda”, observou. Contudo, frisou que o momento pede cuidado e responsabilidade de todos. “O carnaval de Corumbá é a maior festa do Mato Grosso do Sul e uma das maiores do Brasil. O evento impacta positivamente nas finanças do Município. É um investimento em torno de R$ 3 milhões, numa parceria Estado e Município, e retorna aproximadamente R$ 15 milhões. O carnaval fomenta economia e gera emprego, ajuda muito ambulantes e pessoas que trabalhavam no carnaval. Infelizmente, com pandemia não podemos fazer o carnaval este ano”, disse chefe do Executivo Municipal.

Marcelo Iunes disse que a Prefeitura tem conhecimento da importância do carnaval e informou que o Município planeja o carnaval de 2022, com realização de qualificações para os profissionais do samba ao longo do segundo semestre. Mas, sempre alerta ao avanço da população vacinada e à redução dos casos de covid-19, bem como à diminuição do total de óbitos.

“Muita gente depende do carnaval. Além de ambulantes, barraqueiros, as escolas de samba geram empregos para aderecistas, mecânicos, eletricistas, costureiras. Mas, temos de pensar muito na saúde. Temos de torcer e rezar para a produção em alta escala da vacina. Que o presidente Bolsonaro consiga repassar todas as vacinas para todos os estados rapidamente ou libere para os municípios a compra para imunizar a população. Corumbá tem condições para comprar vacinas”, afirmou o prefeito.

Participando da coletiva à Imprensa, o vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto pediu apoio da população à decisão.  “É necessária a compreensão de todos nós corumbaenses. Precisamos preservar todos, vamos realizar o carnaval em 2022, para que tenhamos maior segurança para toda nossa população. Peço a compreensão de todos os corumbaenses nessa tomada de decisão, que temos certeza ser a melhor para a comunidade”, afirmou.

“Corumbá Não quero lhe ver chorando, mas quero lhe ver sorrindo no carnaval de 2022”

Antecipadas pelo prefeito, a reciclagem e a qualificação dos profissionais do carnaval foi detalhada pelo assessor executivo da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Sandro Asseff. “A partir do segundo semestre vamos iniciar ações, primeiro com carnavalescos realizando a Caravana do Carnaval. Vamos levar os carnavalescos para o Rio de Janeiro em agosto para conhecerem todo o processo produtivo e criativo na Cidade do Samba. No retorno, eles vão capacitar nossa mão de obra”, disse. Serão promovidos cursos presenciais e virtuais de adereços/costura/reaproveitamento; mestre-sala e porta-bandeira; bateria; passista e coreografia para comissão de frente e ala coreografada.

O planejamento da Prefeitura de Corumbá estabelece que a Fundação da Cultura retome a partir de novembro a realização das Rodas de Samba. Há também, no segundo semestre, a projeção da celebração do convênio com a Liesco, Liblocc e União dos Cordões para que as agremiações carnavalescas possam iniciar a preparação para 2022. “Pretendemos, com  base na imunização da população, redução de óbitos e diminuição de casos, fazer o pré-lançamento do carnaval 2022 no aniversario de Corumbá em setembro, com  um grande espetáculo de carnaval e um  show com as agremiações carnavalescas da nossa cidade”, disse Sandro Asseff. Ainda este ano o Município inicia o estudo de uma área para a construção de barracões.

“Temos que olhar para o futuro ao pautarmos as ações visando carnaval de 2022. Estamos recuando para avançar com saúde. Este ano de 2021 vai ser importante para valorizarmos ainda mais as mentes pensantes do nosso carnaval”, completou o assessor executivo informando que o slogan para a folia momesca do ano que vem será “Corumbá Não quero lhe ver chorando, mas quero lhe ver sorrindo no carnaval de 2022”.

Presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), Victor Raphael, participou da coletiva e reforçou apoio da entidade à decisão de não realizar o carnaval este ano. “Nos entristece não ter o carnaval, mas claro que as entidades têm responsabilidade social. Imagina realizar o carnaval e daqui 20 dias termos um hospital superlotado com pacientes de covid. É o momento de pensarmos o carnaval e o quê a Administração fará em 2021 ao discutir melhorias para aprimorar o nosso carnaval. É Importantíssimo darmos essa ciência à população que temos a responsabilidade de apoiar a decisão da Prefeitura e fazer apelo às pessoas que gostam do carnaval, para que não façam aglomeração este ano. Evitem aglomeração. Agradeço ao prefeito por estes atos que vão muito além do carnaval”, finalizou o dirigente da Liga.

A coletiva de Imprensa terminou com um pedido do prefeito Marcelo Iunes à população corumbaense. “Peço a toda população que evite aglomeração, fazer festa. Sei que é difícil, mas evite. Use máscara, álcool gel, para que não levemos esse vírus para nossas casas. Vamos pensar no próximo. O maior bem será sempre a saúde de nossos familiares. Pedimos com carinho que pensem em seus familiares. Você cidadão corumbaense de bem, ligue para Prefeitura se souber de alguma festa clandestina. Nossa segurança vai ser reforçada. Com todos juntos vamos conseguir sair dessa pandemia e ter dias melhores o mais breve possível”, concluiu o chefe do Executivo corumbaense.

Também participou da entrevista o secretário-adjunto de Saúde, Marcelo Araújo. Acompanharam a coletiva o representante da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá (Liblocc), Felipe Lara, e a representante da União dos Cordões Carnavalescos, Glória Maria Ferreira de Oliveira.

Mais Artigos