Inep corrige questão que dizia ser “imaturidade” mulher negra não querer alisar cabelo

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Ao sair o gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, os alunos se surpreenderam com uma questão de linguagens estrangeiras, em que a resposta correta estava marcando que o posicionamento da mulher negra ao não querer cortar o cabelo é uma postura imatura.

Na questão, foi colocado um trecho em inglês do romance “Americanah”, da escritora e pensadora feminista negra Chimamanda Ngozi Adichie. No texto, o diálogo era de uma cabelereira e uma cliente negra, sobre a possibilidade dela alisar o cabelo. No trecho a personagem diz: “Eu gosto do meu cabelo do jeito que Deus fez”.

A pergunta da questão era “qual argumento para o posicionamento da personagem” e para surpresa de todos, o gabarito estava marcando a questão em que dizia “demonstram uma postura de imaturidade”

Inep corrige questão que dizia ser "imaturidade" mulher negra não querer alisar cabelo,
Questão que causou polêmica ao sair o gabarito errado no Enem 2020

Após polêmica nas redes sociais, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que houve um erro no gabarito e foi divulgado um novo nesta quinta-feira (28) corrigindo esta questão. A alternativa correta ficou: “revelam uma atitude de resistência”

Mais Artigos