Parques de MS e outros cinco estados deixarão de ser estatais

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Parques ecológicos de Mato Grosso do Sul e outros cinco estados estão próximo de deixarem a estatização. Isto porque as federações entraram para o Programa de Estruturação de Concessões de Parques Naturais, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Em Mato Grosso do Sul, cinco parques passarão por desestatização e entrarão em processo de concessão privada. De acordo com o contrato publicado pelo BNEDS, os locais selecionados pelo Estado são: Várzeas do Rio Ivinhema, Nascentes do Rio Taquari, Prosa, Nações Indígenas e Monumento Natural Gruta do Lago Azul.

O secretário-adjunto da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de MS), Ricardo Senna, acredita que o programa deverá criar uma nova perspectiva para os parques. Assim, considera que é “uma nova oportunidade de negócios sustentáveis”.

Em entrevista à Agência Brasil, ele disse que a parceria “reposiciona o Mato Grosso do Sul, e também o país, numa trajetória inovadora de desenvolvimento sustentável. Cria uma nova e conciliadora narrativa para políticas de conservação ambiental aliadas ao desenvolvimento econômico”.

Entre os benefícios do programa, o superintendente de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES, Pedro De Souza, destacou os investimentos em infraestrutura dos locais. “Os contratos vão prever melhorias desde investimentos básicos em infraestrutura, como banheiros, sinalização ao longo das trilhas e aparelhamento dos centros de visitantes”. Por fim, afirmou que a parceria pode gerar até “desenvolvimento de novos atrativos e equipamentos de recreação, de acordo com a vocação de cada parque e com foco no ecoturismo e conservação ambiental”.

Mais Artigos