Dagoberto é 1º de MS a assinar CPMI para investigar ‘omissão’ de Bolsonaro em Manaus

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Manaus pediu socorro pela falta de oxigênio e dezenas de óbitos que poderiam ser reversíveis. Neste cenário, o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) vai assinar o pedido de instauração de CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) para apurar a conduta do governo de Jair Bolsonaro.

Ele é o primeiro parlamentar sul-mato-grossense a divulgar que irá assinar o requerimento. Os líderes da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), e do PSB na Câmara, Alessandro Molon (RJ), começaram essa mobilização. São necessárias 171 assinaturas na Câmara Federal e 27 no Senado para a instauração da investigação.

“Vou assinar o requerimento que pede a instalação de uma CPMI para investigar a conduta do governo Bolsonaro na condução do enfrentamento à Covid-19 e no caos em Manaus, com a falta de oxigênio hospitalar que culminou na morte de várias pessoas por asfixia”, destaca.

Dagoberto afirma que “o governo federal tem, sistematicamente, violado os direitos fundamentais básicos de toda a população brasileira à vida e à saúde”.

Ele, que antes mesmo das eleições de 2018 já tecia críticas a Bolsonaro, cita que o presidente cometeu crime de responsabilidade. “Esse desgoverno deve responder por crime de responsabilidade por toda a incompetência e negligência no combate à pandemia. Enquanto o mundo inteiro corre atrás da vacina, Bolsonaro desdenha do imunizante, o que constitui um total descaso para com todas as mais de 200 mil vítimas da doença.”

Os outros sete deputados federais ainda não divulgaram opiniões sobre o assunto. Provavelmente Vander Loubet (PT), que também é de oposição, vá assinar. 

Mais Artigos