Justiça determina que prefeitura de Dourados reabilite leitos de UTI em 24h

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Município já chegou a ser classificado como epicentro da Covid-19 em Mato Grosso do Sul e com segunda onda, Justiça cobra agilidade da prefeitura para disponibilizar com urgência novos leitos.

O juiz da 6ª Vara Cível de Dourados, José Domingues Filho, determinou em liminar, concedida em ação civil do Ministério Público Estadual (MP-MS), que a prefeitura do município em um prazo de 24 horas deixe em condições de uso os leitos de terapia intensiva (UTI) que foram recentemente habilitados e reabilitados pelo Ministério da Saúde para atendimento de pacientes com Covid-19.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que o secretário Geraldo Resende deve se reunir nesta quarta-feira (9) com representantes do município de Dourados, para analisar a situação e cumprir a determinação judicial. E ainda ressaltou que cabe ao município fazer a abertura de leitos.

Ainda de acordo com a SES, a previsão é que sejam abertos 10 leitos de UTIs no Hospital da Vida e mais 10 leitos de UTIs no Hospital Universitário de Dourados.

Na decisão, o juiz determina que o município comprove as medidas tomadas para reativação dos espaços e alerta que o descumprimento vai acarretar multa diária, além de crime de responsabilidade e improbidade administrativa.

A promotora de Justiça e coordenadora do núcleo da cidadania, Ana Cristina Carneiro Dias, explicou que há uma grande dificuldade de aumentar leitos na cidade, pois a rede privada que na primeira onda tinha leitos disponíveis, hoje não tem mais.

Ainda de acordo com a promotora, ainda há uma grande preocupação ligada ao interior do estado, pois Dourados está com as redes publicas e privada chegando a um colapso e em Campo Grande, já está havendo solicitação de internação de pacientes oriundos de Dourados.

O município com cerca de 220 mil habitantes, em julho,chegou a ser classificado como epicentro da COVID em mato grosso do sul. Dourados registrou centenas de casos e dezenas de mortes em decorrência da doença, que já tirou a vida de 126 moradores da cidade.

O surto de casos começou em um frigorífico, seguido de falta de medidas restritivas mais severas, ajudaram a explicar como o município se transformou na época no epicentro de propagação da doença.

Por conta do novo aumento de casos, a Justiça, ainda quer que o Estado se corresponsabilize pelo apoio material e técnico aos hospitais de Dourados que forem habilitados e vierem a se habilitar para a abertura de leitos de UTI adulto, Covid-19.

Ainda de acordo com a decisão, a Justiça solicita ainda a providência não só de equipamentos, insumos, materiais, mas de outros itens necessários, devendo também se responsabilizar pelo auxílio na contratação de profissionais de saúde.

Mais Artigos