PF faz ação contra fraudes de estrangeiros a programas assistenciais e mira 14 alvos em MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Cerca de 60 agentes da PF cumprem 14 mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (7), tanto em Campo Grande como em Corumbá.

A Polícia Federal (PF) deflagrou operação nesta quarta-feira (7) em Corumbá e em Campo Grande, para investigar fraudes de estrangeiros a programas assistenciais. No esquema, eles alteravam documentos para obtenção de autorização de residência e auxílios assistenciais federais a estrangeiros não residentes no país.

Ao todo, cerca de 60 agentes da PF cumprem 14 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Corumbá. Conforme a investigação, desde meados de 2019, vários estrangeiros, normalmente com auxílio de “despachantes de serviços migratórios”, formalizavam o pedido de autorização de residência utilizando declarações ideologicamente falsas.

Agentes da PF realizam ação em Corumbá e Campo Grande nesta quarta-feira (7) — Foto: PRF/Divulgação

Agentes da PF realizam ação em Corumbá e Campo Grande nesta quarta-feira (7) — Foto: PRF/Divulgação

O inquérito aponta que inúmeros estrangeiros fizeram uso de autorizações obtidas de maneira fraudulenta para conseguir a emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a concessão de benefícios como o Auxílio Emergencial e o Bolsa Família.

Até o momento, foram encontradas ao menos 106 fraudes contra a União. Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato contra a União, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Batizada de raízes, o nome se deve ao fato dos estrangeiros terem obtido, ilegalmente, autorização de residência e outros benefícios sem terem criado quaisquer vínculos com o Brasil.

PF apura esquema fraudulento desde 2019 — Foto: PRF/Divulgação

PF apura esquema fraudulento desde 2019 — Foto: PRF/Divulgação

Mais Artigos