COM RESULTADOS EXPRESSIVOS, PATRULHA MARIA DE PENHA COMEMORA 1 ANO DE IMPLANTAÇÃO

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Criada pelo prefeito Marcelo Iunes por meio do Decreto 1.907, a Patrulha Maria da Penha celebrou nesta quarta-feira, 5 de agosto, um ano de atuação na defesa dos direitos da mulher. A data foi celebrada na sede da Guarda Civil Municipal e contou com a presença do chefe do Executivo municipal, da primeira-dama e secretária especial de Cidadania e Políticas Públicas, Amanda Balancieri Iunes, e do secretário municipal de Segurança Pública, José Luiz de Aquino Amorim.

Antes de atuarem nas ruas, diretamente no atendimento à mulheres vitimas de violência, os servidores passaram por várias capacitações oferecidas pela Prefeitura e diversos parceiros, como o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Defensoria Pública, Ministério Público Estadual (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros.

Entre agosto de 2019 e junho de 2020, a Patrulha Maria da Penha realizou 1639 visitas de acompanhamento, fez 15 reconduções da vítima ao lar, 233 acompanhamentos de oficial de justiça, 35 encaminhamentos à Delegacia de Atendimento a Mulher (DAM), 286 afastamento de autores do lar, 95 boletins de atendimento, 35 palestras de conscientização e registrou 47 quebras de medida protetiva às vítimas.

“Corumbá é uma das duas únicas cidades do Mato Grosso do Sul que contam com a Patrulha Maria da Penha, que realiza um trabalho extremamente importante na nossa região. Quero parabenizar todos os servidores envolvidos nesse projeto e, mais uma vez, lembrar que a atuação de vocês tem ajudado a salvar muitas vidas e a punir os agressores, evitando tragédias maiores”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

“Foi um ano de conquistas e realizações. Foi mais uma mecanismo que o Município ganhou de combate à violência a partir da implantação dessa Patrulha. Hoje temos esses resultados significativos e que ganhou foram as mulheres, com muitas vidas salvas”, comentou a secretária especial de Cidadania e Políticas Públicas, Amanda Balancieri.

O secretário municipal de Segurança Pública também enfatizou a importância do trabalho realizado pelo grupo. “Temos percebido que, apesar de toda pandemia, com essa questão orçamentária de queda de arrecadação, esse grupo do qual pertenço, que é a Patrulha Maria da Penha, tem feito um trabalho maravilhoso, um trabalho que é reconhecido por todo poder judiciário, juízes, promotores, assistenciais sociais e psicólogos”, pontuou.

“É um trabalho de alto nível, com acompanhamento, com toda a estrutura necessária para evitar os conflitos do dia a dia. Temos que enaltecer esse grupo, que pelas estatísticas, atendeu bem mais que uma ocorrência por dia. Temos que reconhecer e enaltecer esse grupo”, completou José Luiz de Aquino.

“Foi um ano gratificante, um ano de resultados e salvando as vidas de várias famílias. Hoje temos 364 mulheres sendo acompanhadas, são 364 famílias que estamos de alguma forma trabalhando em prol da segurança delas e da reabilitação do lar. Ao garantirmos a seguranças dessas mulheres, elas voltam a ter uma vida, uma rotina social. Para gente é muito gratificante esse serviço porque são 364 famílias reestruturadas”, concluiu a guarda civil municipal Andreia Cristine, coordenadora da Patrulha Maria da Penha.

Fotos: Gisele Ribeiro
Fotos: Gisele Ribeiro
Fotos: Gisele Ribeiro
Fotos: Gisele Ribeiro
Fotos: Gisele Ribeiro
Fotos: Gisele Ribeiro
Fotos: Gisele Ribeiro
Fotos: Gisele Ribeiro
Fotos: Gisele Ribeiro
Fotos: Gisele Ribeiro
Mais Artigos

Câmara autoriza parceria com o CONSEG

A Câmara de Vereadores de Costa Rica aprovou por unanimidade de votos, o projeto de lei de autoria do Executivo, que autoriza o município firmar parceria com o