Após fuga em massa, 720 presos são recapturados em São Paulo

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Foram registradas fugas nos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz.  Número total de fugas é de 1.375

A Secretaria da Administração Penitenciária informou que 720 presos foram recapturados após a fuga em massa em diversos presídios do estadom na segunda-feira (16). Os detentos foram recapturados dos Centros de Progressão Penitenciária de Mongaguá, Tremembé e Porto Feliz.

A fuga de detentos ocorreu como forma de protesto após a suspensão da saída temporária, que ocorreria nesta terça-feira (17). Todas as unidades abrigam apenas presos em regime semiaberto, ou seja, com a possibilidade de sair para trabalhar ou estudar durante o dia e retornar, e que por lei tem direito a cinco saídas temporárias por ano.

Segundo a pasta, foram recapturados 221 em Mongaguá, de onde fugiram 563, 120 de Tremembé, de onde saíram 218 e 379 de Porto Feliz, onde 594 fugiram da prisão. Não houve fugas em Mirandópolis. O número total de detentos que fugiram, resgistrado pela secretaria, foi de 1.375 fugitivos.


O órgão afirmou que o GIR (Grupo de Intervenção Rápida) controlou a situação nos presídios de forma imediata. Até às 8h desta quinta-feira (19), 720 presos foram recapturados pela Polícia Militar com apoio de agentes de segurança penitenciária.

“A medida foi necessária, pois o benefício contemplaria mais de 34 mil sentenciados do regime semiaberto que, retornando ao cárcere, teriam elevado potencial para instalar e propagar o coronavírus em uma população vulnerável, gerando riscos à saúde de servidores e de custodiados”, declarou a secretaria. 

Mais Artigos