Corumbá_ Implantação de Iluminação de Excelência

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Projeto Resolverá Problema de Iluminação Publica na Cidade

O envolvimento de empresas da inciativa privada pode garantir a implantação de um projeto que deve resolver o problema da iluminação pública de Corumbá. A cidade foi a 5ª a ser selecionada entre todos os municípios do Brasil para integrar um projeto do Governo Federal que vai viabilizar a implantação de um sistema de excelência na iluminação pública que possa atender a todos os quadrantes da cidade. A Caixa Econômica é a responsável por contratar e acompanhar os serviços de uma consultoria, que no caso do município pantaneiro é composta por um consórcio de quatro empresas.

“Temos desenvolvido muitas obras no município. Aquelas que conseguimos, fazemos com recursos próprios, mas muitas são resultados de parcerias, como essa que vai garantir um salto de qualidade na iluminação pública que é um grande problema na cidade”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes que determinou à sua equipe o maior empenho possível na realização deste projeto. “O município vem trocando luminárias antigas, implantando as de led e já temos resultados excelentes, como no Jardim da Independência. Mas, sozinhos, não vamos conseguir alcançar toda a cidade, por isso vamos trabalhar intensamente para que a parceria com a iniciativa privada nos traga essas melhorias”, garantiu.

O projeto está em fase de elaboração de um diagnóstico que vai apontar todas as necessidades legais e jurídicas para sua formatação, assim como os problemas físicos que nortearão a readequação e expansão do sistema atual. A União vai liberar até R$ 2,5 milhões para este serviço, que além da contratação será pago diretamente pela Caixa.

“A excelência da iluminação pública é prevista em uma norma técnica. Essa norma técnica dá as condições e os padrões para cada tipo de via, cada tipo de logradouro público”, explicou o secretário de Governo, Cássio Augusto da Costa marques. “O que nós temos hoje numa análise preliminar, mesmo com as alterações que estamos fazendo de implantação de luminárias de led, é que ainda estamos muito longe de chegar ao ideal, e não vamos conseguir chegar à excelência, pelos estudos realizados, se não houver um investimento muito forte para elevar o padrão atual”, reforçou.

Mais Artigos

Mais de 20 mil pessoas não compareceram para tomar a Segunda dose da Janssen Corumbá recebeu 26.400 mil doses de reforço da vacina Janssen, mas apenas 6.052 compareceram