Carreta Digital chega a Três Lagoas (MS), transforma a realidade de jovens e prevê formar mil alunos na região

Publicado em

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
Foto: Divulgação

Estudantes do 6º ao 8º ano da Escola Municipal Parque São Carlos, em Três Lagoas (MS), começam uma nova jornada na capacitação tecnológica. A Carreta Digital, projeto coordenado pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), chega para oferecer cursos de montagem e configuração de computadores de alto desempenho e robótica, com previsão de formar mil alunos da escola.
 

A iniciativa itinerante chega a Três Lagoas após passar pelas aldeias de Aquidauana, ainda em Mato Grosso do Sul. A carreta está estacionada no pátio da escola e permanecerá na cidade até julho, com duas turmas nos períodos da manhã e da tarde, complementando a grade escolar dos alunos.
 

“Essa iniciativa de levar inclusão e capacitação digital diretamente para a porta das escolas é fundamental não apenas para fortalecer a educação, mas também para promover democracia e cidadania entre os jovens. A Carreta Digital contribui para o futuro criativo desses alunos e amplia oportunidades”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico Siqueira.
 

O acesso e a organização prévia das turmas, para garantir a participação dos estudantes durante o horário regular de aula, foram realizados pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
 

Uma das alunas beneficiadas pelo projeto, a jovem Raíssa Fernandes, de 12 anos, contou como estão sendo as aulas. “Adorei esses dias em que estamos com a Carreta. É muito legal, porque a gente aprende várias coisas diferentes. Estou gostando muito.”
 

Sobre a Carreta Digital
 

Criada pelo Ministério das Comunicações em parceria com a RBCIP, a Carreta Digital é um laboratório móvel de tecnologia que percorre o país levando formação gratuita em áreas estratégicas para jovens em situação de vulnerabilidade ou com pouco acesso a recursos educacionais tecnológicos.
 

Entre as áreas ofertadas estão Robótica, Programação, Manutenção e Conserto de Celulares e Montagem de Computadores. Com ambiente maker completo, computadores de alto desempenho e tutores especializados, o projeto tem como objetivo ampliar a cidadania digital, estimular vocações tecnológicas e preparar jovens para o mercado de trabalho.
 

No cenário nacional, a Carreta Digital encerrou 2025 com mais de 11 mil pessoas formadas em diferentes regiões do Brasil. Lançado em setembro de 2024, o projeto nasceu como piloto e rapidamente se consolidou como uma política pública de alcance nacional, com passagem por estados como Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Maranhão e Pernambuco. Para 2026, a meta do programa é ultrapassar 20 mil capacitações em todo o país.

Mais Artigos

Ação Povo Das Águas Atende Região do Taquari

Realizado pela Prefeitura de Corumbá, com a coordenação da Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas, o Programa Social Povo das Águas vai atender, de forma emergencial, os

Homem é assassinado pelo primo no Natal

Gilberto de Jesus Rocha, de 35 anos, foi assassinado com tiros na cabeça na tarde de Natal, neste domingo (25), em Rio Brilhante. De acordo com as informações