Passeata do Maio Laranja alerta para combate à exploração sexual infantil em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Comemorado anualmente em 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi celebrado nesta segunda-feira, 19, em Corumbá. Alunos da Escola Cidade Dom Bosco participaram da passeata Maio Laranja, que percorreu ruas do bairro Dom Bosco com cartazes e mensagens de conscientização.

A caminhada reuniu crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), da Cidade Dom Bosco, e pelo Centro de Atendimento Integral à Juventude e à Infância (Caiji). Durante o ato, a rotatória da esquina das ruas Dom Aquino e Marechal Deodoro recebeu o plantio da flor laranja, símbolo da campanha, que representa a fragilidade e a vulnerabilidade de meninas e meninos vítimas de violência.

Participando da caminhada, a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, afirmou que o município acompanha de perto as instituições que atuam com o público infantojuvenil.

“A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social, está acompanhando as instituições que trabalham com crianças e adolescentes. Hoje, estamos aqui junto com a Cidade Dom Bosco e também com o Caiji, duas instituições que organizam esta caminhada com nossas crianças e adolescentes para alertar toda a população de Corumbá sobre esse crime, que é a exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse a vice-prefeita.

Bia Cavassa destacou que Corumbá conta com uma rede de proteção formada pelo Conselho Tutelar, pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pelo próprio Disque 100. “O importante é não se calar, não ser cúmplice. É fundamental denunciar pelos canais oficiais e fortalecer os órgãos de proteção”, completou.

O dia 18 de maio

Nesse dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso e a forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, essa data tornou-se o momento em que a população brasileira se une e se manifesta contra esse tipo de violência.

Mais Artigos