Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (4) a Operação Rustius, com o objetivo de investigar irregularidades na arrecadação de verbas durante a campanha eleitoral de um candidato a prefeito nas eleições municipais de Sorriso, a 420 km de Cuiabá.
As investigações da prática do crime de “Caixa 2” começaram após a apreensão de R$ 300 mil em espécie com um dos principais apoiadores da campanha, dias antes das eleições municipais. Dando origem a operação.
Segundo a Policia Federal, os elementos coletados até o momento indicam que o dinheiro seria destinado de forma ilícita para financiar a campanha eleitoral.
Há também indícios de que empresários locais realizaram diversas transações financeiras ilegais para a campanha, usando pessoas jurídicas e “laranjas”, com valores que não foram declarados na prestação de contas à Justiça Eleitoral.
Mandados
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares pessoais contra o principal investigado. Os mandados são cumpridos também em Cuiabá.
Entre as restrições estão a entrega do passaporte, a proibição de deixar a cidade e o impedimento de contato com outros envolvidos na investigação.
As ordens judiciais foram emitidas pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo I do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT).
O nome do alvo da operação não foi divulgado.