Povo das Águas leva programa Fluxo Legal para mulheres ribeirinhas do Pantanal corumbaense

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Começou nesta sexta-feira, 13 de janeiro, a primeira edição de 2023 do Programa Social Povo das Águas. A equipe multidisciplinar da Prefeitura de Corumbá vai atender os ribeirinhos da região do Alto Pantanal, do Tagiloma até a Barrra do São Lourenço, já na divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Além dos serviços médicos, educacionais e sociais, a ação também vai levar o programa Fluxo Legal para todas as ribeirinhas dessas regiões. Coordenadora dos dois programas sociais – ambos executados com recursos próprios do Executivo – a secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, destacou a importância da inclusão dessas famílias nos serviços oferecidos pelo Poder Público.

Conhecida como Fluxo Legal, a Lei Nº 2.814 dispõe sobre a distribuição de absorventes higiênicos para adolescentes e mulheres de baixa renda de Corumbá. O objetivo é combater a precariedade menstrual, identificada como a falta de acesso a produtos de higiene, de recursos que possibilitem a sua aquisição ou a outros itens necessários ao período da menstruação.

O Fluxo Legal visa ainda oferecer garantia de cuidados básicos de saúde, desenvolvendo meios para a inclusão do público feminino em ações e programas de proteção à saúde menstrual e promover campanha informativa sobre esse período e as suas consequências. A distribuição dos absorventes higiênicos é feita para meninas e mulheres com idades entre 12 a 51 anos que estão cadastradas e regularizadas no CAD Único.

Cronograma

Nesta sexta-feira, dia 13, os atendimentos do Povo das Águas serão nas regiões do Tagiloma; Tuiuiú e Piuval. Os serviços prestados, na subida, acontecerão nos Portos Tagiloma; Tuiuiú; Piuval e Capim Gordura. No sábado, 14 de janeiro, vão ser atendidos os ribeirinhos da região do Castelo no Porto do Zequinha das 08h às 12 horas.

O domingo, 15, reserva atendimentos na região da Ilha Verde e do Paraguai Mirim, no Instituto AGWA, das 08h às 13 horas.

Na segunda-feira, dia 16, a prestação dos serviços será nas regiões do Porto São Francisco e Mato Grande, na Casa da Dona Marvina, das 07h às 11 horas. Das 14h30 às 17h30 o atendimento será no Porto São Pedro, para os moradores das regiões ribeirinhas do Bonfim; Chané e Porto São Pedro.

Para a terça-feira, 17 de janeiro, a equipe do Povo das Águas vai atender as famílias das regiões do Amolar; Porto do Binega e Barra do São Lourenço. Os serviços serão das 07h às 12 horas na Escola da Barra do São Lourenço.

Na quarta-feira, dia 18, o atendimento será na região do Rio São Lourenço. Das 07h às 11h o serviço vai ser prestado no Porto Novo Horizonte, na Casa do senhor Ramão Godói. Das 14h às 16 horas será na Casa do João e da Maria, no Porto Mangueiral.

Os atendimentos na quinta-feira, 19 de janeiro, serão na região Domingos Ramos, das 08h às 12 horas, no Sítio Talismã do senhor Artur.

PMC

Mais Artigos