tecnologias intensificam ações de prevenção e combate a incêndios florestais

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) intensificou as ações de prevenção e combate a focos de incêndios florestais nas regiões de influência da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, localizada no Rio Paraná, em Rosana, na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A Cesp conta com a utilização de drone com sensor térmico e aplicativos que indicam focos de incêndio em tempo real e investe também em equipamentos de comunicação da Brigada Florestal e para melhorar a mobilidade em áreas de difícil acesso em casos de focos de incêndios florestais.

“Esta época do ano traz uma combinação perigosa, de baixa umidade do ar e ventos, o que potencializa muito o surgimento e a rápida propagação de incêndios florestais. Por isso, as ações de prevenção a incêndio, que são permanentes em nossa unidade, são intensificadas nesta época do ano”, destacou André Rocha, gerente de Sustentabilidade da Cesp.

O drone, explica o gestor, é utilizado tanto na identificação de focos de incêndio como na segurança dos brigadistas e resgate de animais silvestres do fogo. Paralelamente, a companhia também investiu em equipamentos de comunicação por rádio para brigadistas e na aquisição de duas bombas d’água que serão instaladas em veículos de menor porte (caminhonetes) para agilizar o tempo de resposta em áreas de difícil acesso. Além disso, em maio deste ano, a Brigada Florestal da companhia participou de um treinamento de combate a incêndios. O curso foi ministrado pelo sargento do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Reber Coutinho Capilé, convidado para o treinamento devido à vasta experiência em ações de combate a incêndios florestais no Parque Ivinhema e Pantanal. A iniciativa contou com a participação, além dos brigadistas, de dois prestadores de serviço da companhia, e com uma simulação de princípio de incêndio em uma área da companhia, devidamente preparada para a atividade.
Mais Artigos