Caminhada marca dia de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes’, celebrado nesta quarta-feira, 18 de maio, foi marcado por uma caminhada pelas principais ruas da área central da cidade. A passeata, que contou com a participação de alunos de escolas das redes pública e particular de ensino, alertou para a importância e necessidade de união da sociedade para o enfrentamento do problema na cidade.

“É importante termos a consciência que não devemos deixar que pessoas abusem de nossas crianças. Temos que exigir respeito. Denunciem qualquer caso, não tenham medo”, disse a secretária-adjunta de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum. O secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, também acompanhou a passeata.

A assessora especial do Governo do Estado, Gláucia Iunes, participou da caminhada. “Essa data é um marco nacional. Todo alerta, todo combate é muito importante. Essa caminhada tem a função de conscientizar contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”, disse. Também acompanharam a passeata a coordenadora Regional de Educação, Patrícia Acioly, e a diretora do Colégio Objetivo, Adelma Galeano.

Promovida pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE), órgão ligado ao Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEED), em parceria com a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) , e com unidades de ensino da Rede Particular, a ação também premiou os estudantes vencedores do concurso de frases ligado à temática do enfrentamento ao abuso e exploração sexual.

Com a frase: “Abuso sexual não é brincadeira de criança, é crime!”, a aluna Thalia Bezerra Valentim, da Escola Municipal Rural Polo Carlos Cárcano e Extensões, venceu o concurso e foi premiada com uma bicicleta. Em segundo lugar ficou Suian Saucedo de Souza, da Escola Municipal Clio Proença. A terceira posição no concurso foi para Luiz Henrique Mathias Quiantareto, da Escola Municipal Rural Polo de Educação Integral Monte Azul.

O dia 18 de maio

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Mais Artigos

Prefeitura Empossa Aprovados No Concurso de Educação

Mais 13 profissionais aprovados no Concurso Público da Educação, promovido pela Prefeitura em 2018, foram empossados nesta segunda-feira, 2 de março. Os técnicos de Educação Infantil foram recepcionados