Comitê apresenta orientações de monitoramento do protocolo de volta às aulas em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O Comitê Municipal de Retorno Gradual das Aulas Presenciais no Município de Corumbá realizou reunião extraordinária na manhã desta segunda-feira, 16 de agosto, na Escola Municipal Caic Padre Ernesto Sassida. O encontro teve como objetivo apresentar as orientações técnicas aos membros sobre a aplicação do ‘Instrumento de Monitoramento da Implantação do Protocolo Volta às Aulas’. O Comitê realizará visitas nas unidades escolares do Município, em todas as esferas (privada e publica).

O Instrumento é uma diretriz do Governo do Estado, através do Comitê de Articulação para Efetividade da Política Educacional no Estado de Mato Grosso do Sul (CAEPE/MS), e está sendo utilizado nas cidades do Estado como ferramenta básica para monitorar os protocolos de volta às aulas, observando os eixos biossegurança, socioemocional e cognitivo.

Em Corumbá, o Comitê Municipal foi instituído por meio da Resolução SEMED N. 150/2020 por orientação do prefeito Marcelo Iunes. Conta com 15 segmentos e membros de apoio que deliberam pautas relacionadas à educação e à saúde dos estudantes, sob a presidência da secretaria adjunta de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum.

“A formação do Comitê foi muito importante para apoiar o retorno presencial das aulas do município, pois por meio dele sentimo-nos mais seguros para as tomadas de decisões”, disse Maria do Carmo, secretaria adjunta de Educação.

O Comitê de Retorno Gradual às Aulas Presenciais do Município de Corumbá (CRGAP) é um órgão colegiado deliberativo vinculado a Secretaria Municipal de Educação responsável por elaborar Protocolo de Biossegurança, exclusivamente para o retorno das aulas presenciais no âmbito do Município de Corumbá, e tem por finalidade deliberar exclusivamente e propor políticas, programas e ações que configurem a segurança para comunidade escolar no Retorno Gradual às aulas presenciais no município de Corumbá-MS, frente à Pandemia COVID-19 e, em harmonia com as diretrizes do governo Municipal, Estadual e Federal.

Integram o Comitê:

I – Secretaria Municipal de Educação – Gabinete do Secretário;

II – Secretaria Municipal de Educação – Gerência de Planejamento e Avaliação Educacional;

III – Consultoria Legislativa;

IV – Secretaria Municipal de Saúde;

V – Procuradoria-Geral do Município;

VI – Conselho Municipal de Educação;

VII – Câmara Municipal de Corumbá;

VIII – Conselho dos Gestores Escolares Municipais;

IX – Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Corumbá;

X – Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, Comarca de Corumbá;

XI – Ministério Público Estadual;

XII – Coordenadoria Regional de Educação CRE-3;

XIII – Representantes das Escolas Particulares;

XIV – Conselho Tutelar;

XV – Representante do IFMS – Campus Corumbá.

Mais Artigos