O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, participa nesta quarta-feira, 4 de agosto, do início dos trabalhos da caravana do movimento Unidos pela Vacina, uma iniciativa FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul). O evento acontece às 14 horas na Praça do Sesi, localizada na Alameda São José, 10, Bairro Maria Leite.
Na ocasião o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, fará a entrega de 3 mil testes para diagnóstico da Covid-19 ao município. Para acelerar a entrega de doações, a FIEMS disponibilizou a carreta do SENAI, por onde serão transportados os produtos sanitários aos municípios do interior sul-mato-grossense. “Essa é a nossa contribuição para colaborar com o gesto vacinal e ajudar as prefeituras na manutenção do ritmo de imunização contra a covid-19”, explicou Longen.
Ainda de acordo com o presidente, os testes vão auxiliar no diagnóstico da Covid-19 em Corumbá e Ladário. “Também vamos entregar um ultrafreezer e materiais destinados ao armazenamento de vacinas. E, só nesta semana, a carreta também será levada para Miranda, Anastácio e Aquidauana, onde serão entregues doações do Sistema FIEMS, de empresários que atuam em nosso Estado e da Energisa, nossa parceira no movimento Unidos pela Vacina”.
Sérgio Longen revelou que os empresários mantêm as doações como resposta ao apelo da FIEMS para o envolvimento da iniciativa privada na viabilização da imunização contra a covid-19. “Como a responsabilidade pela aplicação da vacina é do SUS, estamos atuando para quebrar as barreiras que impeçam a chegada da vacina ao braço da população. Por isso, por meio do movimento Unidos pela Vacina, conseguimos arrecadar algodão, seringas, caixas térmicas, geladeiras e doamos pelo Sistema FIEMS freezers com capacidade de refrigeração abaixo de 80 graus. Essas doações são entregues para as prefeituras. Quando a iniciativa privada faz isso, reconhece que apenas a colaboração vai garantir a saída dessa crise criada pela pandemia”.
Na próxima semana, a carreta do Unidos pela Vacina vai levar doações para outros municípios que reportaram a falta de insumos básicos para garantir a vacinação. Além do trabalho de entrega de produtos sanitários, a FIEMS também está trabalhando em outras frentes de combate à pandemia, como a colaboração com a testagem em massa para diagnóstico da covid-19, que foi retomada em Campo Grande e acontece em várias cidades do interior de Mato Grosso do Sul.
Informações da FIEMS