Em ‘voo de reconhecimento’ do fogo, bombeiros dizem que 3.750 hectares foram perdidos em cidades turísticas

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Os bombeiros militares, ao fazerem um “voo de reconhecimento” do fogo na região próxima ao Parque Nacional da Serra da Bodoquena, entre os municípios de Jardim e Bonito, na região sudoeste do estado, contabilizaram 3.750 hectares perdidos até o momento. Nesta segunda-feira (12), as equipes fazem “mais monitoramento na região” e também o “rescaldo da área afetada para evitar alguma reignição de incêndio”, conforme a assessoria de imprensa da corporação.

“Tivemos o grande incêndio controlado e agora fazemos o monitoramento por terra e rescaldo da área afetada. Também estamos utilização da aeronaves, o qual fizemos o voo de reconhecimento que localizou um novo foco de incêndio nas proximidades do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, foco este que já foi controlado e a área está em segurança”, disse o major André, comandante da operação Panemorfi (Bonito, em grego).

Militares encontraram sucuri neste domingo (11) — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Militares encontraram sucuri neste domingo (11) — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Rastro de morte

Neste período, a queimada destruiu a vegetação e matou inúmeros animais, entre eles uma sucuri de cerca de 5 metros e 80 quilos, encontrada carbonizada por militares nesse domingo (11).

“Estávamos fazendo a vistoria nas proximidades da fazenda São João, ainda na parte da área de Bonito, quando nos deparamos com esta sucuri que, infelizmente, não conseguiu se livrar das chamas. Lamentável”, comentou o capitão Valdeck de Siqueira Santos.

Bombeiros atuam na fronteira com o apoio da Marinha — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Bombeiros atuam na fronteira com o apoio da Marinha — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Pantanal de MS perdeu 25.775 hectares

Ainda conforme o major, a avaliação da área perdida foi feita pelo Centro de Proteção Ambiental (CPA). Já no pantanal sul-mato-grossense, ocorre a Operação Hefesto, a qual contabilizou 25.775 hectares de área queimada dos dias 3 a 10 de julho.

“O pessoal está fazendo o combate no Canal do Tamengo e uma área próxima à Bolívia, onde as equipes estão trabalhando e em campo na área da Nhecolândia…teremos uma aeronave pousando nesta manhã (12) para ajudar e vamos intensificar. São aeronaves contratadas pelo governo do estado, onde teremos uma resposta melhor no foco de calor e vamos avançar para proteger o nosso meio ambiente, nossa fauna e nossa flora”, finalizou o tenente-coronel Alencar, comandante da operação.

Momento em que o cervo é recuperado e levado para outro ambiente em MS — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Momento em que o cervo é recuperado e levado para outro ambiente em MS — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Mais Artigos