Prefeitura participa de Workshop que debate a viabilidade do acesso ferroviário ao corredor bioceânico

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, participa na quinta-feira, 13 de maio, do ciclo de Workshops de Prospectos de Negócios – Companhias do Brasil e Portos da Região de Antofagasta. A iniciativa debate a viabilidade do acesso ferroviário ao corredor bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta, no Chile, através da Bolívia e Argentina.

A etapa desta quinta-feira – que será online – vai reunir representantes da Ferrovia Oriental SA (Bolívia); Ferrocarril Belgrano Cargas (Argentina); Ferronor SA (Chile); e Ferrocarril Antofagasta-Bolívia (Chile-Bolívia). O ministro João Carlos Parkinson de Castro, diplomata das Relações Exteriores do Brasil, também participará dos debates.

Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, que vai acompanhar os debates representando a Prefeitura de Corumbá, explicou que esta é a terceira etapa do trabalho.

A primeira, em 29 de abril, deu enfoque à apresentação das mineradoras que atuam na região de Corumbá. Na segunda reunião, em 06 de maio, o Workshop discutiu a viabilidade dos portos de Corumbá até o Chile e de lá com acesso a todo mercado asiático.

“Serão apresentadas as conexões ferroviárias existentes e toda sua infraestrutura. Conhecendo a realidade dessas rotas, vamos começar a fazer a interlocução necessária. Por exemplo, o que nós temos hoje de problema, provavelmente, é um trecho que vai da Bolívia até Salta (Argentina). Esse trecho estaria com problema com relação a três pontes. Isso vai ser conhecido com detalhes nesta reunião. Se for essa a dificuldade, iniciamos a interlocução com os responsáveis na Argentina, para a recuperação desse trecho. Estamos estudando quais são as cargas que o Brasil importa e o que o Brasil exporta e qual seria o potencial hoje. Qual é a expectativa através da rota Corumbá, o que pode  trazer produtos da China por essa rota, abrindo assim, um fluxo de possibilidades muito grande”, pontuou Cássio.

“O importante agora, é colocarmos Corumbá no cenário de possibilidade. É um grande fator colocarmos as potencialidades de Corumbá”, complementou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

O prefeito Marcelo Iunes tem acompanhado os debates do Workshop. Iunes afirmou que esta rodada de discussões vai mostra que o modal ferroviário é extremamente viável, pois permite transporte não apenas do minério de ferro, produzido aqui em Corumbá, até o Porto de Antofagasta, mas também dos grãos produzidos no estado de Mato Grosso. O chefe do Executivo Municipal frisou que a rota pode ser vantajosa no sentido inverso, para produtos vindos da China.

Mais Artigos