Estudo do Projeto Corredor Bioceânico da UFMS contribuirá para construção do Plano de Turismo de Porto Murtinho

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O estudo realizado pelos pesquisadores do Projeto Corredor Bioceânico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) traz subsídios para o desenvolvimento do setor turístico e contribuirá para a construção do Plano Municipal de Turismo de Porto Murtinho.

O coordenador do Projeto Corredor Bioceânico da UFMS, Erick Wilke, e a professora Débora Fittipaldi Gonçalves (UEMS), que integra o projeto no Eixo de Turismo, estiveram em Porto Murtinho nos dias 25 e 26 de fevereiro para realizar levantamento de dados e avaliação das atividades turísticas no município.

Os acadêmicos Luiz Augusto Silva e Júlia Montes do curso de Turismo da UFMS também participaram da visita técnica. Os recursos que viabilizam a realização da pesquisa são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet (PT/MS).

Foram realizadas reuniões com representantes de entidades associativas, como a Associação de Pescadores e Piloteiros, empresários de diferentes segmentos como hotéis, ranchos, pousadas, restaurantes, casa de aluguel, transporte turístico, artesãos locais, feirantes e representantes do poder público.

Devido à pandemia do coronavírus, os encontros foram divididos em dias e horários diferentes para evitar aglomeração, com apenas 1 representante de cada área e uso obrigatório de máscaras.

“No encontro tivemos a oportunidade de conhecer e conversar com essas pessoas. Ouvimos as dificuldades e os anseios de cada segmento e das comunidades locais e também apresentamos dados sobre o Corredor Bioceânico, porque muitas pessoas desconhecem o que a rota representa de fato, e falamos sobre as oportunidades e desafios para o turismo no município, e a necessidade de se organizar para a recepção de um fluxo maior de pessoas”, explica Erick Wilke.

Na reunião com representantes do poder público estiveram presentes a vice-prefeita de Porto Murtinho, Eliane Rios de Almeida, as turismólogas Annie Diaz, Gilka Netto e Silvia Pinese, a bióloga Regina Salazar e o psicólogo Hugo Diaz.

Durante o diálogo com os representantes do trade turístico local, os pesquisadores reforçaram a importância da formação de associações. “Conversamos sobre a organização desses segmentos em associações para que eles possam participar do Conselho Municipal de Turismo e contribuir com o Plano Municipal de Turismo, que em breve deve ser constituído”, relata o pesquisador.

De acordo com os pesquisadores, as associações auxiliam no planejamento de ações e de reivindicações a serem levadas para o poder público. Além da participação e da organização dos representantes de cada segmento, os dados que estão sendo levantados no estudo do Projeto Corredor Bioceânico da UFMS também poderão contribuir para a construção do Plano Municipal de Turismo de Porto Murtinho.

“Além de identificar potencialidades e desafios para o turismo, o levantamento que estamos realizando a partir da rota bioceânica vai trazer respostas para questões que serão abordadas no Plano Municipal de Turismo do município”, explica a professora e pesquisadora Débora Fittipaldi Gonçalves (UEMS).

Potencialidades

Durante a visita ao município, os pesquisadores identificaram ainda oportunidades de expansão do setor turístico em Porto Murtinho. “Há possibilidades para o turismo de observação de aves, para o turismo de experiência, de elaboração de city tour e do turismo gastronômico, por exemplo. Em Porto Murtinho, tem uma fruta típica local, que é o greifo, e há diversas receitas com essa fruta que podem contribuir para o aprimoramento do turismo gastronômico”, avalia a pesquisadora Débora Gonçalves (UEMS).

Pesquisa

O Corredor Bioceânico consiste em uma rota rodoviária que possibilitará a conexão viária do Centro-Oeste brasileiro aos portos chilenos de Antofagasta e Iquique, no Pacífico. O trajeto passará por cidades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

O Projeto de Pesquisa e Extensão Corredor Bioceânico é coordenado pelo Prof. Dr. Erick Wilke, da Escola de Administração e Negócios (ESAN/UFMS). Também são realizados estudos nos Eixos de Economia, Logística, Direito e História.

Por: Assessoria de Comunicação Projeto Corredor Bioceânico da UFMS

Mais Artigos

PM apreende 50 pacotes de cigarros na BR-158

A Polícia Militar apreendeu 50 pacotes de cigarros em Selvíria, cidade a 399 quilômetros de Campo Grande. Policiais do CPA-2/2BPM/ 2ªCIA/2ºPEL abordaram para fiscalização, um veículo GM Montana