Relembre alguns dos maiores clássicos da marca
A Volkswagen comemorou no mês de março deste ano 67 anos de existência aqui em terras brasileiras. São impressionantes 6 décadas marcadas por doses cavalares de inovação, expansão e crescimento. É inegável o quanto a montadora alemã contribuiu para o desenvolvimento da indústria automobilística do Brasil.
No decorrer de todos os anos, a Volkswagen confeccionou exemplares que foram responsáveis por introduzir grandes novidades tecnológicas em meio aos veículos nacionais, ampliando significativamente os níveis de segurança, qualidade, conforto e eficiência em termos de consumo de combustível.
Desde o ano de 1953 até hoje, foram produzidos mais de 20 milhões de veículos pela marca aqui no país, que foi o primeiro a receber uma operação da companhia fora da Alemanha e impulsionou o começo da expansão a nível global da marca. Nesse sentido, quais foram os carros da marca que fizeram história? É o que será abordado no artigo.
O famoso Fusca
O carro que abriu o início das atividades da Volks aqui no Brasil foi o Fusca, no ano de 1953. Aliás, esse início ocorreu em um galpão no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo. A propósito, o seu motor possuía 1.200cm³. De 1959 em diante, ele passou a ser fabricado no país, agora já na unidade Anchieta, até o ano de 1986.
Ao longo desse período, o chamado Volkswagen Sedan teve algumas versões com motor de 1.300cm³, 1500cm³ e 1.600cm³. Ademais, o câmbio sempre foi o manual de quatro marchas. Além disso, ele ganhou algumas reestilizações e séries especiais.
Desse original Volkswagen Sedan, o nome foi modificado para Fusca, em 1983. No ano seguinte, o modelo passou a contar com freios a disco na dianteira e começou a ser confeccionado somente na versão 1.600cm³. Sua produção se estendeu até 1996.
A Kombi
A produção da Kombi começou em 1957, pouco depois do meio do ano, contendo cerca de 50% de componentes nacionais. Essa porcentagem ultrapassou os 95% em 1961. Além disso, ela contou com as versões Standard, Luxo e Furgão, sem falar da Pickup e a Pickup de cabine dupla.
O veículo ganhou um motor 1.4 Total Flex no ano de 2005. Devido a algumas questões envolvendo a legislação, ela sairá de linha no próximo ano.
O VW 1600, conhecido como “Zé do Caixão”
Em 1968, foi lançado o VW 1600, que foi elaborado em conjunto por técnicos e engenheiros alemães e brasileiros. O desenho da carroceria era algo inteiramente novo inclusive da Volkswagen alemã, pautado em um modelo alemão intitulado Notchback.
Tratava-se nada mais, nada menos que um sedã de quatro portas detentor de um motor traseiro de quatro cilindros, com arrefecimento a ar e uma potência de 60 cavalos. Com ele, o 1600 era capaz de alcançar os 135 km/h de velocidade máxima.
Ele foi confeccionado até 1971. Recebeu o apelido de Zé do Caixão devido a suas maçanetas que lembravam alças de um caixão funerário.
O maior sucesso de vendas da Volks no Brasil: Gol
O Gol foi o carro mais vendido da história do Brasil, não só em relação a puramente a marca em si, mas em comparação também com outros carros de outras marcas. Esse modelo é um líder absoluto de vendas no mercado nacional há 26 anos seguidos.
Ele surgiu em 1980, tendo então duas versões distintas, a L e a S e continha um motor 1.300cm³ com refrigeração a ar. No mês de setembro daquele mesmo ano, ganhou um motor 1.6 refrigerado a ar.
Em meados de 1981, ele obteve a sua primeira série especial, a Copa, fazendo uma referência à Copa do Mundo da Espanha, que ocorreria no ano seguinte. De meados de 1983 em diante, o modelo passou por uma intensa mudança no seu aspecto visual, além de algumas alterações em termos de mecânica.
Ele teve uma segunda geração, que recebeu o apelido, que foi apresentada ao público no mês de setembro de 1994. O veículo ficou com um espaço bem maior, um porta-malas mais amplo e materiais reciclados em sua estrutura.
A terceira geração, surgida em 1999 foi pioneira, com sua versão 1.0 16V Turbo. O lançamento em si ocorreu em maio do ano 2000, sendo o primeiro com essa motorização que tinha uma sobrealimentação por turbocompressor no país.
Atualmente, ele se encontra em sua quinta geração, inaugurando ainda uma nova plataforma, mais espaço interno e um motor em posição transversal.
A popular Brasília
A Brasília foi um dos maiores sucessos da marca aqui no país, tendo sido apresentado em 1973 e elaborado por técnicos e engenheiros brasileiros. O nome obviamente visava prestar uma homenagem a capital do Brasil. Ele foi desenvolvido pautando-se na plataforma do Fusca e tinha um bom espaço interno.
Sua linha de 1979 era mais luxuosa, contendo itens como rádio, alternador, ventilador, rodas, molduras dos faróis pintados de grafite, relógio, bancos dianteiros com encostos de cabeça, frisos laterais.
Passat
O Passat foi o primeiríssimo veículo da montadora alemã que possuiu um motor arrefecido a água. Seu lançamento se deu em 1974, somente com carroceria duas portas e, pouco tempo depois ganhou uma versão com 4 portas. Ele ganhou mais algumas versões, que tiveram algumas transformações estruturais e de mecânica
Ele foi fabricado até o ano de 1988 e vendeu um volume de pouco mais de 675 mil unidades.
Golf, outro modelo de sucesso da Volkswagem aqui no Brasil
Um dos carros mais bem sucedidos da marca é oGolf, cujo lançamento se deu em fevereiro de 1994, importado do México. Inicialmente, ele era ofertado na versão esportiva GTI, com carroceria de duas portas, um motor 2.0 e equipamentos como controle eletrônico, teto solar e ar condicionado. Posteriormente, foram chegando outras versões, igualmente importadas, porém de outros países, como a Alemanha. A primeira versão produzida aqui foi lançada em 1999.
Agora você sabe quais são os carros que fizeram história na Volkswagen, transformando-se em um verdadeiro sucesso de vendas. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!