PRIMEIRO WORKSHOP DO PROGRAMA COLABORADOR VOLUNTÁRIO ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Nesta sexta-feira (13), será realizado o 1º Workshop do programa integrado intersetorial de colaboradores voluntários do município de Campo Grande. O evento acontece a partir de 7h30, no Teatro Glauce Rocha (Rua UFMS s/nº, Cidade Universitária). A expectativa é reunir cerca de 700 pessoas, entre colaboradores, profissionais de saúde e público externo, que poderão participar das capacitações e conhecer os stands do Serviço de Educação em Saúde no Controle de Endemias Vetoriais/CCEV, da Coordenadoria de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal/CCZ e CG SOLURB Soluções Ambientais, que estão montados no espaço do evento.

Lançado  em março do ano passado, como estratégia no combate ao mosquito Aedes aegypti, o programa “Integrado Intersetorial de Colaborador Voluntário” ganhou maior notoriedade a partir da publicação do decreto nº13.766 de 23 de janeiro de 2019, assinado pelo prefeito Marquinhos Trad. Ela institui oficialmente o programa, o tornando referência como ferramenta de cooperação, ao congregar esforços no controle da proliferação do mosquito no âmbito interinstitucional. A previsão é ampliar o programa com a adesão de novos parceiros.

O gerente técnico da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), Marcos Luiz de Oliveira, explica que o programa nasceu com objetivo de instituir a cultura da prevenção, implementando ações compartilhadas entre o poder público e privado, propiciando às empresas envolvidas no processo condições para desenvolverem de modo eficiente o programa de prevenção evitando as doenças de caráter endêmico e epidêmico.

Entre os colaboradores estão o Comando Metropolitano do Corpo de Bombeiros e seus 09 batalhões, a Funesp juntamente com seus parques e praças espalhados por Campo Grande, o 15° Batalhão da Policia Militar Ambiental e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) onde 100% dos Colégios Municipais tanto em perímetro urbano quanto nas zonas rurais aderiram ao pograma.

Programação do Evento

07:30 às 08:00: Credenciamento08:00 às 09:00: Abertura: Composição da mesa de autoridades, fala das autoridades e agradecimentosMesa de Autoridades: Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal de Campo Grande (SESAU, SVS e CCEV), Câmara Municipal de Campo Grande, Governo do Estado de MS (CCV e SES), Assembléia Legislativa, UFMS e FIOCRUZ09:00 às 09:30 – Intervalo para o Coffee Break09:30 às 10:00 – Apresentação do Projeto Integrado Intersetorial de Colaboradores Voluntários no Município de Campo Grande – MS – Gerente Técnico Marcos Luiz de Oliveira (PIICV – CCEV/SESAU – CG)10:00 às 10:30 – Apresentação do E- Colaborador – Coordenador Mauro Lúcio Rosário (CCV/SES – MS)10:30 às 11:00 – Apresentação do Projeto FIOCRUZ e UFMS – Dra. Ana Tereza Gomes Guerrero (FIOCRUZ – MS), Dra. Zoraida Fernández Grillo (FIOCRUZ – MS) e Dr. Antônio Pancrácio de Souza (UFMS – CG)11:00 às 11:30 – Visita aos Stands do Serviço de Educação em Saúde no Controle de Endemias Vetoriais/CCEV, da Coordenadoria de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal e CG SOLURB Soluções Ambientais – SPE Ltda.11:30 às 13:30 – Intervalo de Almoço13:30 às 14:00 – Oficina: “Você conhece o vetor Aedes aegypti?” – Dr. Antônio Pancrácio de Souza (UFMS – CG)14:00 às 15:00 – Oficina: Panorama das Arboviroses em Campo Grande – MS – Dra. Márcia Maria Ferrairo Janini Dal Fabro (SVS/SESAU – CG)15:00 às 15:30 – Oficina: Controle Mecânico e Eliminação dos Criadouros do Mosquito do Aedes aegypti – Responsável Técnico Márcio Luiz de Oliveira (CCV/SES – MS)15:30 às 15:45 – Intervalo para o Coffee Break15:45 às 16:10 – Oficina: Projeto WOLBACHIA (World Mosquito Program) – Dr. Gabriel Sylvestre Ribeiro (FIOCRUZ – RJ)16:10 às 16:40 – Debate e enquete com os Colaboradores Voluntários16:40 às 17:00 – Encerramento e agradecimentos
Mais Artigos