Cidade Empreendedora inicia fase de atendimento a pequenos negócios

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

“O Cidade Empreendedora vai nos ajudar e dar suporte neste momento tão delicado”. A avaliação é da empresária Gláucia Xavier da Silva Samaniego, que recebeu esta semana a visita dos consultores da ação “Sebrae na sua empresa”. A iniciativa faz parte do programa ‘Cidade Empreendedora’, parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sebrae/MS.

Dona de uma loja de loja de artigos Plus Size, Gláucia montou, inicialmente, um brechó na garagem da própria casa e formalizou-se como Microempreendedor Individual (MEI) e contou com orientações da Sala do Empreendedor, mantida pelo Município na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Com o crescimento dos negócios, a empresária deixou a garagem, abriu a sede da ‘La G Fashion’ na rua Sete de Setembro, no bairro Popular Velha, e sua loja agora é Micro Empresa (ME).

Respeitando as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras e álcool em gel, os agentes do Sebrae/MS visitam os pequenos negócios de Corumbá para identificar quais são as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções. A abordagem porta a porta é a primeira fase da execução do ‘Cidade Empreendedora’ no município. A expectativa é que mais de 2.600 pequenos negócios sejam visitados. Além de levar orientação aos empresários, os agentes também têm a função de mapear a necessidade dos empreendedores. O levantamento deve embasar novas ações voltadas para atender esse público.

“Levamos orientação técnica na área de gestão empresarial para os pequenos negócios, além de aconselhamentos voltados para a gestão financeira, marketing digital e vendas. Tudo isso de forma gratuita”, ressaltou Viviane Matos dos Santos, analista técnica do Sebrae/MS, responsável pelo atendimento em todo o Estado.

Cidade Empreendedora

Com o ‘Cidade Empreendedora’, Corumbá vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa alavancar a cidade por meio do empreendedorismo e fomentar a geração de emprego e renda.

São várias iniciativas que englobam o ‘Cidade Empreendedora’ e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Dados da Receita Federal apontam que em Corumbá, neste ano, 88% da densidade empresarial do município correspondem aos pequenos negócios. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do ‘Cidade Empreendedora’ é direcionada para auxiliar e propor soluções para o empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

Sala do Empreendedor 

Em Corumbá, além da ação “Sebrae na sua empresa”, também há a possibilidade de o empresário buscar orientações na Sala do Empreendedor, que fica na rua Cuiabá, nº1333. O espaço atua em parceria com a prefeitura, vem para ajudar o empresário na regularização do empreendimento e é voltado, principalmente, para dar suporte Microempreendedor Individual (MEI). Mais informações podem ser obtidas por meio do número (67) 3232-2223. Já sobre o ‘Cidade Empreendedora’ mais detalhes podem ser conseguidos no telefone 0800 570 0800.

Mais Artigos

Unidades de Saúde recebem visita técnica da SMS

Em agosto as Unidades de Saúde da Família estão recebendo vistas técnicas da Secretaria de Saúde para exposição dos indicadores de cada unidade, como as visitas domiciliares, realização