Com 32 pacientes à espera de leitos para Covid-19, Campo Grande

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Campo Grande possui uma fila de 32 pacientes à espera de leitos clínicos e de terapia intensiva (UTIs) para o tratamento da Covid-19, de acordo com a secretaria municipal de Saúde (Sesau) da Capital. O problema é que a conta entre a quantidade de UTIs e pacientes aguardando uma vaga não fecha. Ainda conforme a Sesau, nesta quinta-feira (11), há apenas 14 UTIs disponíveis em Campo Grande.

Nesta quinta (11), a taxa de ocupação das UTIs destinadas a pacientes com Covid-19 está em 108% em Campo Grande, segundo dados do sistema “Mais Saúde”, plataforma do Governo do estado que mostra a situação nos hospitais. O número da taxa de ocupação passa de 100%, pois hospitais estão utilizando leitos clínicos como se fossem habilitados para operarem como UTIs.

De acordo com a Sesau, Campo Grande possui 295 leitos de UTIs aptos ao Sistema Único de Saúde (SUS) contratualizados em hospitais públicos, privados e filantrópicos. A secretaria explicou que no início da pandemia a cidade possui apenas 116 leitos críticos, atualmente, o número aumento 154% em comparação a realidade no início de 2020.

A Sesau explica que não utiliza os leitos que estão sobrando para atender os pacientes que estão na fila, porque eles apresentam um quadro estável e podem melhorar. Caso a situação se agrave, estas pessoas que estão aguardando poderão ser encaminhados para esses leitos estratégicos.
“Se continuarmos com a produção de novos casos, nós vemos a superlotação dos hospitais. Infelizmente, vamos ver uma situação muito triste. Nós vemos as pessoas fazendo festas e aglomerações, nós vamos ter um quadro muito triste, os hospitais não conseguem mais internar as pessoas”, destacou Christovam Barcellos

Mais Artigos

Polícia prende homem por receptação no Buriti

Investigadores de Polícia do GOI (Grupo de Operações e Investigações) da Polícia Civil prenderam um homem de 44 anos, no Núcleo Habitacional Buriti, nesta terça-feira (20) por receptação.