Um apagão durante a madrugada desta terça-feira (14) afetou diversos estados brasileiros, incluindo o Mato Grosso do Sul. A interrupção da energia está sendo investigada, e em alguns municípios a causa foi um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, dispositivo que integra o SIN (Sistema Interligado Nacional).
Casos foram registrados em Corumbá, Três Lagoas, Ladário, Dourados, Corumbá, Miranda, Rio Brilhante e Caarapó, com interrupção parcial. Já nos municípios de Bodoquena, Fátima do Sul e Aquidauana, o fornecimento foi totalmente afetado.
“A Energisa esclarece que um evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN), registrado na madrugada desta terça-feira (14), às 00h31 de Brasília, (23h31 horário local) afetou o suprimento de energia em várias localidades do país.
Para garantir a segurança do sistema elétrico e por determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em algumas localidades pelo Brasil, assim como no Mato Grosso do Sul.
O fornecimento de energia no Mato Grosso do Sul já foi normalizado para todos os clientes impactados por volta de 00h54 de Brasília (23h54 horário local).
Segundo nota publicada no site do ONS, a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na subestação de Bateias, no Paraná.
No Mato Grosso do Sul os municípios parcialmente afetados foram – Dourados, Corumbá, Miranda, Rio Brilhante, Caarapó, e integralmente afetados – Bodoquena, Fátima do Sul e Aquidauana. Desde a madrugada, o fornecimento de energia é normal para todos.”Nota a imprensa, Energisa
Em Três Lagoas, a concessionária responsável pela distribuição de energia emitiu uma nota informando que o apagão foi causado pela ocorrência no SIN:
“A Neoenergia Elektro informa que, na madrugada desta terça-feira (14), uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o fornecimento de energia em diversos estados brasileiros. Nas 228 cidades atendidas pela concessionária, 12% dos clientes foram afetados em diferentes regiões do estado de São Paulo. O restabelecimento foi gradativo, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado. Às 1h15, os demais consumidores foram restabelecidos, após autorização do ONS.
As causas da ocorrência estão em análise e devem ser disponibilizadas pelo ONS. A Neoenergia Elektro reforça que o ocorrido não foi responsabilidade da distribuidora.”Nota a imprensa, Neoenergia Elektro
Em Ladário, até mesmo o fornecimento de água foi afetado pela falta de energia, com o fornecimento sendo interrompido ou paralisado desde 06:38 desta terça-feira (14), conforme a concessionária responsável.









