Com oficialiação de Protocolo, Prefeitura reforça atendimento de migrantes internacionais

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá, por meio das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, atenta à realidade migratória desta região da fronteiriço, vem aperfeiçoando seus atendimentos.

A implementação do Protocolo de Acolhimento e Atendimento de Migrantes Internacionais no município foi uma iniciativa da Gestão Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e apresentada pelo COMAIRA (Comitê Municipal de Atenção aos Imigrantes, Refugiados e Apátridas), sendo uma construção coletiva em parceria com o Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (MIGRAFRON da UFMS), que reuniram esforços, a fim de construírem este documento, com foco no planejamento das ações e na oferta de serviços das políticas públicas municipais para o público migrante internacional em vulnerabilidade social.

Guiado pelo princípio da Declaração dos Direitos Humanos, da Constituição Federal e da Lei de Migração, o Protocolo visa o aprimoramento de mecanismos de promoção e proteção social da população migrante internacional sob a luz do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do Sistema Educacional e do SUS, fortalecendo e aprimorando os serviços nas situações de vulnerabilidades sociais, educacionais e de saúde pública, apresentando a sistematização dos serviços, sendo que o acesso aos mesmos deverão ser mais céleres.

Todo o fluxo de atendimentos foi delineado e está descrito no documento, publicado no DIOCORUMBÁ do dia 10 de junho, e todos os encaminhamentos de demandas que surgirem serão instrumentos de discussões e debates para o aprimoramento das nossas políticas públicas, pois este documento não pretende ser definitivo, ao contrário, é um instrumento que deverá ser constantemente avaliado e adaptado às novas realidades e demandas migratórias.

“Com mais essa ação, Corumbá novamente se apresenta na vanguarda da atenção, promoção e proteção social de pessoas em vulnerabilidade social em decorrência do processo migratório, garantindo acesso à direitos”, avaliou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

Mais Artigos

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Corumbá informa que a Santa Casa possui uma administração independente e gerida com recursos do Governo Federal, Estadual e Municipal. É obrigação da Prefeitura o