No Dia Nacional do Agente Comunitário, Prefeitura inicia trabalho pioneiro de combate à leishmaniose

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Vinte e cinco cães tiveram o sangue coletado e receberam coleiras que repelem o mosquito palha (Lutzomyia longipalpis) neste primeiro dia de trabalho de campo do Plano Municipal de Ação para intensificar a vigilância e o controle da leishmaniose visceral em Corumbá.  A ação pioneira na região pantaneira faz parte de um estudo nacional realizado pelo Ministério da Saúde.

O encoleiramento dos animais é realizado com base no censo realizado em 2021 no bairro Jardim dos Estados e conta com o apoio fundamental dos Agentes Comunitários da Rede Municipal de Saúde.

“Os Agentes de Saúde (Comunitário e Endemias) são profissionais essenciais. Eles são o elo entre a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e a população através do olhar atento e cuidado zeloso trazendo as demandas e levando as orientações necessárias”, afirmou a secretária de Saúde de Corumbá, Beatriz Assad.

“Neste dia, aproveito para deixar nossos parabéns a todos esses profissionais que se dedicam com competência e muito trabalho ao atendimento a comunidade”, completou a secretária. Hoje a Prefeitura de Corumbá possui 194 Agentes Comunitário de Saúde e 153 Agentes Comunitário de Endemias.

O prefeito Marcelo Iunes também destacou a importância desse estudo e a data emblemática para a categoria. O chefe do Executivo municipal lembrou ainda que Corumbá hoje cumpre integralmente a Lei 2.841, que assegura o pagamento do piso nacional aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE)

“Entendemos a importância dos Agentes Comunitários e de Endemias dentro de todo o sistema de Saúde, por isso que ainda no mês de julho decidimos aportar recursos próprios do Município para atender essa demanda salarial da categoria”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.  O repasse mensal feito pelo Governo Federal ainda não é suficiente para pagar todos os servidores das áreas.

Dia Nacional do Agente Comunitário

A data, instituída pela Lei nº 11.585/2.000, homenageia o Agente Comunitário de Saúde (ACS), um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.Compartilhar no FacebookTweet

Mais Artigos

Filha de 11 anos vê mãe ser morta pelo pai

Andressa Fernandes Teixeira de 29 anos foi assassinada pelo marido Willames Monteiro na frente da filha, de 11, nesse sábado (20), de acordo com a investigação. Nesta segunda-feira