Plano de Desenvolvimento Econômico é composto por 32 ações que irão ajudar a transformar Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Na manhã desta quinta-feira (27), o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Corumbá lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade que inclui ações de melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento local. A iniciativa foi elaborada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde abril do ano passado.

De acordo com o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, o documento é importante para auxiliar o poder público a agir de forma mais assertiva e um dos principais eixos a serem trabalhados é o fortalecimento do comércio local. “Achamos essa iniciativa muito importante para poder ajudar a todos os empresários aqui de Corumbá e com isso fomentar mais a nossa economia. Quanto mais o nosso comércio cresce, maior é o aumento de geração de emprego e renda”, destacou o prefeito.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a entrega feita, por meio do programa Cidade Empreendedora, irá auxiliar na transformação do município.

“Corumbá tem características singulares, está dentro do pantanal, e é uma referência na área do turismo. Outro ponto importante é que está na fronteira com a Bolívia e o plano traz elementos para que a gente tenha atividades conjuntas com o nosso país vizinho dada a interação econômica e cultural que temos com a região. Então, são várias ações feitas pelo Sebrae, em parceria com a prefeitura, Governo do Estado, e demais instituições. Sabemos que há desafios, mas temos consciência de que há muitas oportunidades para o turismo, para os pequenos negócios e para a atração de novos empreendimentos. Com esse trabalho, o Sebrae cumpre a sua missão de desenvolver o município, melhorar o ambiente de negócios e motivar os nossos pequenos empreendedores”, pontuou Verruck.

O Plano de Desenvolvimento Econômico de Corumbá é composto por 32 ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar, aumentar a autoestima da população, fazer com que os moradores comprem mais do comércio local; melhorar a arrecadação municipal, atrair novos empreendimentos e alavancar a área do turismo. Na data, as iniciativas foram apresentadas ao público pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, que destacou o fato de o documento ter sido construído de forma colaborativa.

“O Sebrae ouviu administração pública, a sociedade, o comércio, os pequenos produtores e trouxe todo esse diagnóstico para a construção do Plano de Desenvolvimento Econômico. Então, esse documento está alinhado com as principais necessidades da população e do principal interessado que é o empreendedor, com isso vamos conseguir atender as expectativas de todos e melhorar a realidade de Corumbá”, enfatizou Cássio.

As ações elencadas no plano norteiam a execução do programa Cidade Empreendedora em Corumbá, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve análises e entregas estratégicas para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente no município para ajudar a promover o desenvolvimento.

“Estamos atuando em Corumbá desde abril do ano passado, já realizamos mais de mil atendimentos aos pequenos negócios, capacitamos os produtores da agricultura familiar, atuamos na área de compras públicas e desburocratização e, agora, fazemos mais essa entrega relevante que é o Plano de Desenvolvimento Econômico. O documento foi pensado a partir da união das instituições, como Associação Comercial e Sindicato Rural. Todos pensaram em conjunto sobre qual é o caminho que deve ser seguido para melhorar o município. São 32 ações desenvolvidas junto com a prefeitura municipal para transformar o município e melhorar a qualidade de vida da população”, ressaltou Claudio.

Na data, também estiveram presentes durante o Lançamento do PDE, Alfredo Zamlutti, presidente da Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul (FAEMS); André Campos, presidente Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC); e Roberto Gomes Façanha, presidente da Câmara Municipal. Também participaram do evento as seguintes autoridades bolivianas Luiz Eduardo, coord. de Relações Internacionais de Santa Cruz de Sierra, e Luiz Fernando Menacho Ortiz, secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Cruz de Sierra.

Mais Artigos