Corumbá avança na vacinação para professores e pessoas com comorbidades

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Com o recebimento de novo lote de vacinas Astrazeneca contra a Covid-19, Corumbá avança na vacinação dos grupos elencados no Plano Nacional de Imunização-PNI, e ainda essa semana deve imunizar todos os profissionais da educação com mais de 18 anos.

Como conta o Prefeito Marcelo Iunes “fico muito feliz em ver o avanço da vacinação em nossa cidade, já aplicamos mais de 29 mil doses, quase 9 mil pessoas já foram imunizadas. Gostaríamos de ter vacinado mais pessoas,  manifestamos interesse em adquirir a vacina de inúmeros laboratórios, mas toda a produção, por enquanto,  é  direcionada ao Ministério”.

“Grupos considerados de risco como diabéticos, renais crônicos foram vacinados quase que na totalidade, e agora estamos vacinando os hipertensos, que é um grande grupo, e com a imunização de todos os profissionais da educação podemos pensar em uma volta as aulas com mais segurança”, complementa o Chefe do Executivo Municipal.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite explica “todas as categorias de profissionais são importantes, gostaríamos muito de imunizar por faixa etária, tornando o ato de imunização mais  democrático, mas infelizmente, devido a não ter vacinas para toda a população, os grupos prioritários foram criados pelo Ministério da Saúde com câmara técnica da OPAS, e temos que seguir o Plano Nacional de Imunização e suas orientações técnicas. Devemos finalizar todas as comorbidades em junho e então poderemos iniciar a imunização por idades e dependendo também das remessa do próprio Ministério”.

Segunda dose da Coronavac

Devido à falta de envio de novas doses de Coronavac pelo Ministério da Saúde, a aplicação da segunda dose da vacina está atrasada em diversos municípios do Brasil e em Corumbá.

Quem tomou a primeira dose da vacina até o dia 01/04, deverá tomar a segunda dose no dia 05 de maio, quinta-feira.

“O atraso da segunda dose da Coronavac atrasou mais ainda o calendário previsto, o Butantan está com falta de insumos para a produção do imunizante, conforme vamos recebendo vamos aplicando naquelas pessoas que tomaram a D1 há mais tempo”, explica o Secretário de Saúde.

Confira abaixo a vacinação para esta semana

Dia 04/05

-Educador Físico, com 18 anos de idade ou mais, apresentar carteira profissional ou documento de comprovação da profissão.

– Trabalhadores da Educação, da ativa, com 30 anos de idade ou mais,  apresentar documento de comprovação da profissão.

– Militares da Força Aérea.

Dia 05/05

– Hipertensos com 50 anos ou mais; apresentar laudo médico.

– Trabalhadores da Educação da ativa, com 18 anos de idade ou mais, apresentar documento de comprovação da profissão.

– Segunda dose da Coronavac que tomou a primeira dose da vacina até o dia 01/04.

– Deficientes Permanentes (deficientes físicos, visuais e auditivos), apresentar laudo médico.

São dois pontos de drive thru: no Poliesportivo da Porto Carreiro e na praça CEU, no bairro Jardim dos Estados, que vão funcionar das 07h30 às 16h, os locais também atendem com pontos fixos.

Quem irá receber a primeira dose deve realizar o cadastro no site http://vacina.corumba.ms.gov.br/coronavirus/, sendo obrigatório inserir o nº do cartão do SUS.

Foto: Gisele Ribeiro

Mais Artigos